domingo, 31 de julho de 2011

Vitamina J

Há alguns meses, comecei a sentir muito cansaço, sono em horários que antes eu estava “à mil”, desânimo nas atividades que freqüentemente realizo com bom desempenho, e resolvi procurar um médico.
Depois de conversar com minha médica, realizar alguns exames, eis o diagnóstico: Insuficiência de vitamina D.
E para resolver o mais rápido possível o problema: A médica receitou vitamina D em gotas. Em seguida me encaminhou para uma nutricionista, e esta por sua vez, me receitou 3 tipos de vitaminas, novos hábitos alimentares, banhos de sol, exercícios físicos, muita água, e ufa! Estou me sentindo muito melhor, mas isso é apenas o começo do tratamento, o que vai trazer equilíbrio e restabelecer as vitaminas  em meu organismo, será o empenho e disciplina, bem como meu planejamento diário, enfim, a única pessoa que pode frustrar ou fazer com que esse problema seja resolvido sou eu mesma!
            Enquanto estava arrumando algumas  coisas em casa dia desses e fazia almoço, comecei a pensar na nova rotina, nas idas ao mercado, alimentos frescos, vitaminas, exercícios físicos, banhos de sol, meu empenho e a importância de fazer desses novos hábitos, hábitos que permaneçam no meu dia a dia, por uma questão de saúde futura também.
            Pensando nisso, lembrei de um conversa que tive dia desses com uma pessoa, que resolveu desabafar comigo. E em meio a nossa conversa eu perguntei se Jesus era o maior amor da vida dela, e ela não soube responder.
Eu acrescentei dizendo que Ele deveria ocupar o trono do coração dela, para que ela fosse liberta de sentimentos que haviam se instalado em sua vida.
Sabe, Jesus para mim é uma vitamina essencial para nos manter de pé, em meio aos acontecimentos, sentimentos, e hábitos que insistem em nos distanciar dele. E se ele não é vital no seu dia a dia, você não entendeu ainda e se quer viveu o primeiro mandamento, que está escrito em Marcos 12:30:Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”
Minha médica deixou muito claro algo que não gostei de ouvir: Chega de lanches, de alimentos rápidos, embora tentadores, esses alimentos estão sendo excluídos do meu dia a dia. Você pode estar se questionando mas que isso tem a ver? Mas quero que você possa refletir comigo sobre quais alimentos estamos nos alimentando diariamente, de quais alimentos estamos alimentando nossas almas.
Existem alimentos tentadores no nosso dia a dia, alimentos esses que nos distanciam de Jesus, tais como, tempo na internet, locais que freqüentamos, pessoas que priorizamos e que freqüentemente ocupam o lugar do Senhor no nosso coração, filmes que assistimos, músicas que ouvimos, preguiça de orar, não conseguir ler a Bíblia, etc.
Está escrito em Tiago 4: 4 “...Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5: Ou pensais quem em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?”
Sempre ouvi falar que o Espírito Santo tem ciúmes de nós, e quando entendi o que esse versículo quer dizer, entendi perfeitamente que ele está totalmente ligado com o primeiro mandamento: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Marcos 12:30
Pois, quando amamos a Ele acima de todas as coisas, quando o deixamos em primeiro lugar nas nossas vidas, nada é capaz entristecê-lo; porque quando você o põe em primeiro lugar, você faz tudo para não magoá-lo e quando acontece algo que faz com que você o entristeça, você corre para os seus pés e pede perdão e retoma a sua caminhada com ele, desejando não mais pecar, tropeçar...
Sabe eu costumo dizer que Jesus é amável, mas muitas vezes as suas exigências, ferem a nossa carne. Ou eu estou errada? Você nunca pensou: Caramba o quanto eu tenho que abrir mão para seguir a Jesus?! Mas a recompensa que você desfruta é maior e mais satisfatória que continuar seguindo as vontades e deleites da sua carne.
Eu aprendi na minha caminhada com Cristo que tudo aquilo que abro mão por ele, não se compara com a recompensa que ele me dá graciosamente no tempo dele, e que é infinitamente mais valioso o que ele tem para mim. E quando você começa a usufruir dessa graça, você prossegue se esvaziando de si mesmo, para alcançar a intimidade, para alegrar o coração de Deus.
Os versículos que mais me chocaram nesses anos com Cristo são os de Marcos 10:34: "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35: Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; 36: os inimigos do homem serão os da sua própria família’. 37: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38: e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.”
Esses versículos traduzem o que sinto quando digo que as exigências de Jesus ferem a nossa carne.
Se você ama alguém mais que a Jesus, então você não o ama verdadeiramente. Ele usa exemplos de pessoas mais próximas, pois são essas pessoas que geralmente recebem mais do nosso amor.
É engraçado que Jesus nos exige como o segundo mandamento o que está escrito em Marcos 12:31: “...o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
Amar o próximo como a nós mesmos (um dos textos tratados recentemente nesse blog), as pessoas mais distantes, inimigos, quem nos persegue, esses devem receber nosso amor; uma tarefa difícil que envolve o amor.
Mas devemos amar a Jesus mais do que os mais chegados, os de casa, o esposo, os filhos, o noivo, o namorado, a noiva, a namorada, a esposa, nossos bens, nossas coisas, aquilo que julgamos não conseguir viver sem, o que nos consome.
E essas coisas são os alimentos que nos afastam da Vitamina JESUS!
Sabe umas das minhas orações nos últimos dias é um pedido a Jesus, tenho pedido a Ele que não permita que eu estrague os seus planos para mim. Tenho pedido a Ele que eu encontre nele o que preciso para me tornar melhor e vencer a carne. Tenho pedido a Ele que seus mandamentos sejam aplicados no meu dia a dia sem peso, sem o desejo de simplesmente “parecer” santa, agradável, aceitável aos olhos dos outros; mas que seus mandamentos se tornem e me tornem semelhantes a Ele.
E hoje o meu desejo para você é esse, que a minha oração seja extendida a todos os que lêem esse texto, e que Deus nos torne semelhantes a Jesus.
Que os alimentos que nos fazem mal, mesmo aparentemente deliciosos e sedutores, sejam abandonados e que possamos usufruir do banquete que nosso Deus tem para cada um de nós.


Forte abraço!


Aida Priscila ( :

Nenhum comentário:

Postar um comentário