domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor!


Depois de algumas semanas de férias, aqui estou! Com muitas saudades de postar textos, de falar das maravilhas de Deus nos meus dias e da sua fidelidade a cada novo amanhecer.
Estive por algumas semanas no interior de Minas Gerais, onde Deus deu inicio a algo maravilhoso em minha vida e me fez ter mais dele e desejar mais dos seus propósitos. Convivendo, aprendendo, adorando e ouvindo a voz que vem do alto, com mais de 300 pessoas apaixonadas por Jesus!
Há anos não parava para buscar algo que realmente valesse à pena e buscar ouvir a voz que mais desejo ouvir nos últimos meses. E terminado esse tempo, comunico que meus textos estão de volta, com a vontade de tornar mais presente nos dias dos que os lêem, as maravilhas de um Deus que se revela a todos os que o buscam...
E para dar inicio a esse texto deixo aqui um versículo que tem falado muito ao meu coração nos últimos dias, que está em Salmos 150: 6: Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.”
 Enquanto fazia meus devocionais matinais no sitio onde estive nessas semanas em MG, tive o privilégio de observar com tempo algumas das criações de Deus. Havia um lago onde todos os dias pela manhã eu parava perto dele para orar e ler a Bíblia, ali eu pude observar dezenas de cardumes de peixes de todos os tamanhos nadando, saltando no lago, e muitos, dezenas deles com os olhos e a boca para fora da água. Aquilo chamou a minha atenção e todos os dias eu os observava, até que um dia tive novas companhias junto ao lago, e eram pássaros de algumas espécies que muitas vezes paravam em minha frente, andavam do meu lado (como se eu não estivesse por lá), comiam algumas migalhas, davam uns rasantes perto de mim, e alguns paravam a uns 20 centímetros de distância e cantavam...
            Eu os observava e esse versículo vinha como uma flecha em minha mente: “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.” Até que à medida que essas cenas se repetiam dia após dia, pude observar detalhes nesses animais. Um dos detalhes que mais me chamou a atenção foi o cantar dos pássaros, eu não sei se você que lê esse texto já observou como é o cantar de um pássaro. Mas eu posso te afirmar que ele não apenas canta como as suas asas se movem com a mesma intensidade do seu cantar...
Outro detalhe são os peixes, à medida que eles colocam os olhos e a boca para fora da água, parte de suas nadadeiras acompanha em sincronia o movimento do abrir e fechar da sua boca...
E ali naqueles momentos de apreciação da criação de Deus, pude ver que a criação (ao menos os animais) tem louvado ao Senhor. Não, eu não estou ficando maluca não...
Se você pesquisar o significado da palavra Louvar no antigo testamento, você vai encontrar o seguinte significado para ela: hãlal do hebraico, que em sua forma ativa quer dizer: “gloriar-se”. Ainda, afirma-se que não só todas as coisas vivas, mas todas as coisas criadas, inclusive o Sol e a Lua, são convocados a louvar a Deus. Salmos 148: 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
13 Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
 A palavra hãlal é a origem de “aleluia”, expressão hebraica de “louvor” a Deus. O hebraico “aleluia” é traduzido em geral por “Louvai ao Senhor!”
            O que isso quer dizer? Que muito além de observar a criação, devemos louvar a Deus, dar Glória ao seu nome, como tudo o que somos e temos.
Quando você faz algo, por exemplo, a uma pessoa necessitada, muito além da atitude de ajudar alguém, mas ao implantar no seu dia algo que Deus nos criou para ser (uma família com muitos filhos parecidos com Jesus), você está glorificando o nome dele.
            Os pássaros que observei e os peixes, e muitas outras criações de Deus como a própria natureza, só me fizeram ver a simplicidade de louvar a Deus. É ser você mesmo enxertado em Jesus Cristo, a videira onde nós como ramos devemos dar nossos frutos.
            Louvar a Deus é muito além de cantar canções que exaltam o nome dele e se encher de emoções ao ouvi-las, louvar a Deus é simplesmente romper com as “formas” que muitos cristãos criam para adorá-lo. Deus em sua multiforme graça nos possibilita louvarmos a ele com tudo que somos. Você não precisa estar em um altar para louvar a ele, ou no meio de dezenas, centenas ou milhares de pessoas cantarolando: Santo... Santo...Santo (Essa pode ser uma das forma de adorá-lo).
Louvar a ele é reconhecer que tudo que ele criou foi para a glória Dele mesmo. Se esvaziar de si mesmo, mergulhar na grandeza que só há nele!
Louvá-lo é reconhecer que você não é nada além daquilo que ele te criou para ser; que tudo que você pensa que faz para agradá-lo, não se compara com o verdadeiro propósito para o qual você foi criado, chamado e separado para ser.
Se você não sabe qual o propósito para o qual ele te criou, busque-o, peça a ele que esse propósito se torne real em sua vida e se desfaça de tudo aquilo que você acredita ser o correto para louvá-lo.
Louve ao Senhor em cada atitude que você tenha e que seja semelhante às atitudes que Jesus teve em sua jornada nessa terra. Deseje ser como ele, pratique seus ensinamentos, seja uma árvore de bons frutos.
Quando essa pratica se tornar parte de nós, na forma em que Deus nos criou para ser, seremos como os pássaros que dão louvor ao criador, de forma simples, mas dentro do propósito que foram criados para ser. Eles simplesmente louvam porque toda a glória deve ser dada ao nosso criador.
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR...” Você tem louvado o seu criador, você tem glorificado a ele com a sua vida?
Meu desejo é que louvemos a Deus com tudo que temos e somos, e que estejamos sob e encontremos a sua vontade e o propósito pelo qual fomos chamados para glorificar o seu nome!

Aida Priscíla ( :

4 comentários:

  1. Adorar ao nosso senhor e redentor porque ele vive, essa foi a postagem que mais me tocou pois adorar é o que devermos fazer a todo instante.

    ResponderExcluir
  2. A bíblia diz isso pq os animais também adoram ao criador yauh.

    ResponderExcluir