domingo, 24 de março de 2013

Conhecer a Jesus Cristo


Esboço da Palavra ministrada na Igreja do Evangelho Pleno Itajaí SC 22/03/2013

“Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’”. Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? “Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". Lucas 7:36-50

Lendo esses versículos bíblicos e meditando neles, algo prendeu a minha atenção no versículo 37: “Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume.” A mulher mencionada no versículo, ficou sabendo que Jesus estava comendo na casa do fariseu... Ela já conhecia Jesus! Talvez já tivesse o ouvido antes, até mesmo visto como ele ensinava, curava, caminhava pelo meio do povo e advertia que esse povo deveria se arrepender, pois, o reino de Deus havia chegado, através dEle: Jesus! “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17
Eu não sei quanto a você, mas eu não levaria um frasco de alabastro com perfume para Jesus, se eu não tivesse plena confiança e certeza de que Ele era o filho de Deus, que tira o pecado do mundo, como afirmou João: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29  Vamos falar de valores: a história nos diz que um alabastro, era uma rocha branca e fácil de moldar. Uma garrafa globular, com gargalo comprido, contendo unguento (óleo) perfumado, cujo o valor correspondia a 300 dias de trabalho braçal. O frasco (vaso) precisava ser quebrado, e usava-se o conteúdo numa única aplicação. Analise comigo, você no lugar dessa mulher: você tem o valor monetário de 300 dias de trabalho, e adquiri um perfume que corresponde a esse valor, e tem a oportunidade de usá-lo, mas só pode usá-lo uma única vez, e você decide quebrar esse recipiente e usar todo conteúdo dEle nos pés de Jesus. Talvez para a nossa cultura isso não signifique muita coisa, mas para a época em que se passou a história isso representava muito mais do que amor no coração, fé no Filho de Deus, arrependimento, desejo de mudar e adoração!
Fico pensando nas nossas vidas, nós damos muito valor as nossas vidas, ao menos deveríamos dar. Quando compreendemos a mensagem da cruz, quando cremos que Jesus é o Filho de Deus, que Ele foi enviado ao mundo, morreu e ressuscitou por mim e por você, para que nós tivéssemos vida em abundância (e não apenas nesta terra, mas na eternidade, no céu!); a nossa atitude diante de Jesus, deveria ser a mesma da mulher que estamos falando. Só que ao invés de quebrarmos um recipiente, um vaso, um alabastro, aos pés de Jesus e ungi-los com esse óleo perfumado (perfume), deveríamos “quebrar”, entregar as nossas vidas por completo a Ele.
Mas se nós não conhecermos esse Jesus, nós jamais teremos essa atitude. A mulher compreendeu que era pecadora, foi até Jesus porque havia conhecido ele, porque compreendia que Ele era o Filho de Deus, que havia vindo ao mundo para perdoar pecados, logo ela estava arrependida dos seus pecados. Eu não sei quais os tipos de pecados dela, mas sei de uma coisa: Ele, Jesus morreu e ressuscitou por mim, pelos meus pecados, aliás, foram os meus pecados que fizeram e fazem separação entre a minha pessoa e Deus; e é através de Jesus, e somente através dELe, que eu obtenho a minha salvação, e posso ser chamada de filha de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;João 1:12
Você não luta e não defende uma causa sem conhecimento. Semelhante àquela mulher, que sabia que Jesus era o Filho de Deus que tira o pecado do mundo, nós só deixamos nossa vida de pecado, e não olhamos mais para trás, se conhecermos Jesus na sua plenitude. Ah meu amigo, minha amiga, quando temos um encontro real, verdadeiro com Jesus, nós não permanecemos os mesmos! Quando somos alcançados pelo seu amor, quando mergulhamos na profundidade desse amor, nossa vida de pecado torna-se insuportável, desprezível, nojenta e infeliz... Porque diante do amor, da alegria de salvação, da felicidade e da paz permanente que temos através de Jesus, nós desaprovamos tudo aquilo que insiste em querer romper nossa história de amor com Ele!
A palavra de Deus nos diz em Apocalipse 3:19 e 20: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.O que mais me chama a atenção nesses versículos, é saber que esses versículos, fazem parte de uma carta destinada à Igreja em Laodiceia. Isso mesmo esses versículos são para uma igreja, eu fiquei analisando e falando com Deus por muito tempo sobre esses versículos. Porque Jesus pede para que a igreja seja zelosa e se arrependa (supondo que a igreja deveria ser um lugar de pessoas zelosas e arrependidas)? E mais, porque Jesus disse à igreja que Ele estava batendo na porta, e se alguém ouvir a sua voz, e abrir a porta, Ele entrará e fará uma refeição com essa pessoa? Então me recordei do que está escrito em Oséias 4:6: “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra.”
A falta de conhecimento do nosso Deus, a falta de intimidade e de comunhão com Ele, nos torna cristãos mornos, nem quentes, nem frios. A falta de conhecimento da santidade de nosso Deus, nos torna pessoas autossuficientes, anulamos a obra da cruz, e pensamos que por nossos próprios esforços e méritos, temos acesso a Deus. Mentira! Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.Apocalipse 3:15-17
            Talvez você não saiba como aumentar o seu conhecimento sobre os atributos de Deus. Pode ser que você não esteja conseguindo vencer e abandonar a sua vida de pecados, e acredite, eu sei o quanto isso se torna difícil, pesado e cansativo, quando não é o fardo suave e o julgo leve de Jesus que você está provando.  Quando Jesus diz que está batendo na porta e que se alguém ouvir e abrir, Ele entrará e fará uma refeição com essa pessoa, Ele está dizendo: eu quero ser seu amigo, quero selar a nossa amizade!
            A minha oração, é para que nossos ouvidos estejam atentos ao toc toc da porta. Sim, Jesus está batendo na porta, e Ele chama por mim e por você, e Ele diz: “E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida...” Apocalipse 22:17 Que nossa sede seja satisfeita em Jesus, que nós possamos abandonar as cisternas rachadas que simplesmente não retêm água, mas que insistem em nos seduzir.
Sede e fome de Deus para mim e para você!

Aida Priscila :)

4 comentários:

  1. Que DEUS possa abençoar a cada dia mais o seu ministerio. UM BJU

    ResponderExcluir
  2. Aida, acabei de encontrar seu cantinho. Muito edificante, parabéns! já estou seguindo aqui. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Nal. Deus a abençoe grandemente! :)

      Excluir