quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pais, Jovens, Filhinhos...

Esboço da palavra ministrada Igreja Batista Bom Viver Biguaçu SC 08/02/2013
                                                                                                                                             
“Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados foram todos perdoados, graças ao nome de Jesus. Pais, eu vos escrevo porquanto conheceis Aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo pois vencestes o Maligno.Crianças, eu vos escrevi porque conheceis o vosso Pai. E vós, pais, eu vos escrevi porque conheceis Aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi porquanto sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provêm do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” 1 João 2: 12-17
Pais, jovens e filhinhos: Essas distinções muito claras identificam três estágios de amadurecimento espiritual na família de Deus. Crentes de crescentes graus de maturidade na fé.
Pais: os cristãos mais maduros, aqueles que têm conhecimento profundo do Deus eterno. O auge da maturidade espiritual é conhecer a Deus em sua plenitude. “Para conhecer Cristo, e o poder da sua ressurreição, e a participação nos seus sofrimentos, identificando-me com Ele na sua morte.” Felipenses 3:10
Jovens: São aqueles que embora não tendo a experiência madura de conhecer a Deus na palavra e por meio da vida, conhecem a sã doutrina. São fortes contra o pecado e o erro porque a palavra de Deus está neles. Assim eles vencem as artimanhas do diabo, que destrói os inexperientes. “O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro.” Efésios 4:14 Uma vez que os esforços de Satanás concentram-se na falsidade e no engano, eles o vencem.
Filhinhos: São aqueles que têm somente o conhecimento básico de Deus e precisam crescer.
Todos estão na família de Deus e manifestam o caráter de Cristo em diferentes níveis.
“Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.” 1 João 2:15-16
Os três principais tipos de tentação foram apresentados já no jardim do Éden como fica claro em Gênesis 3:6 “Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu.”
 “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer” (os desejos da velha natureza, ou da “carne”), “Agradável aos olhos” (Os desejos dos olhos,) “árvore desejável para dar entendimento” (e as exigências da vida), “tomou-lhe do fruto e comeu”.
Satanás mais tarde usou as mesmas tentações contra Jesus, mas ele resistiu a todas elas (Mateus 4:1-11) Assim como os leitores de João, nós devemos fazer o mesmo.
 “Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” 1 João 2:17
A natureza satânica desse mundo corrompido é temporária, ele está num processo contínuo de desintegração, seguindo para a destruição como está escrito em Romanos 8:18-22 “Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A própria natureza criada aguarda, com vívido anseio, que os filhos de Deus sejam revelados. Porquanto a criação foi submetida à inutilidade, não por sua livre escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria natureza criada será libertada do cativeiro da degeneração em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade outorgada aos filhos de Deus. Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto.”
A minha oração é para que o Senhor nos dê entendimento de que através de Jesus recebemos a adoção e comunhão de filhos de Deus, e que através disso podemos exercer nosso papel como igreja. Independente de sermos “pais, jovens ou filhinhos” na fé, podemos manifestar o caráter de Cristo e sinalizar a salvação e o reino de Deus aos outros.
Que o Senhor use nossas vidas de forma que o nome de Jesus Cristo seja conhecido entre todos aqueles que nos cercam e que iremos conhecer no decorrer de nossos dias.

Amém!

Aida Priscila :)           

Nenhum comentário:

Postar um comentário