segunda-feira, 17 de março de 2014

A guerra do cristão.

Esboço da Palavra ministrada Igreja Batista Bom Viver 16/09/2013.

“De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós. Cobiçais e nada tendes. Matais e invejais, porém não conseguis obter o que desejais; viveis a brigar e a promover contendas. Todavia, nada conquistais, porque não pedis. E quando pedis não recebeis, porquanto pedis com a motivação errada, simplesmente para esbanjardes em vossos prazeres. Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Ou imaginais que é sem razão que a Escritura afirma que o Espírito que Ele fez habitar em nós zela com ciúmes dos seus? Todavia, Ele nos outorga graça ainda maior. Por isso, declara a Escritura: “Deus se opõe aos arrogantes, mas concede graça aos humildes”. Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós! Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração, entristecei-vos, arrependei e chorai. Abandonai o riso fácil e pranteai, trocai a vossa euforia pelo pesar. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!” Tiago 4: 1-10
Todos aqueles que compreenderam, entenderam e amam a mensagem da cruz, que amam o sacrifício salvífico de Jesus Cristo, o filho de Deus morto e ressurreto, o único capaz de nos tornar filhos de Deus; são chamados para uma vida “separada”, pura e santa nesse mundo.
A palavra de Deus nos instrui a vivermos uma vida como a vida que Jesus Cristo viveu. Uma vida de morte do ego, uma vida de morte do eu, uma vida de separação, de comunhão e de intimidade com Deus, tendo como o reflexo disso, uma vida frutífera e criada para glorificar o nome de Deus nesta terra.
Entretanto, os prazeres desse mundo, os desejos da carne, as astutas ciladas do inimigo de nossas almas, tentam nos impedir de vivermos a plenitude da vida que Deus preparou diante mão para cada um de nós.
Todos aqueles que creem em Jesus Cristo como o filho de Deus, que morreu e ressuscitou dentre os mortos, para que tivéssemos vida em abundância (não apenas nesse mundo, mas na eternidade), caminham para uma vida de morte diária, como Jesus disse para a multidão em Marcos 8:34: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
O tema central da epistola de Tiago é a “religião pura” conforme o capítulo Tiago 1:27: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas.” Quando Tiago menciona esse versículo, ele nos faz refletir e a buscarmos através da fé em Jesus Cristo, o viver uma vida cristã servindo aos outros sem esperar nada em troca. Uma vez que os órfãos e as viúvas, na época (e alguns casos nos dias de hoje), não possuíam absolutamente nada! Eram pessoas em sua maioria, desprovidas de recursos materiais e financeiros e viviam à margem da sociedade. Tiago através da palavra de Deus nos chama a atenção a esse amor incondicional no servir ao próximo, no ser igreja onde ele nos colocou, e que devemos matar o nosso ego, o nosso egoísmo, servindo de acordo com a simplicidade do evangelho e fugindo das filosofias que nascem do mundo, que estão longe de serem simples e verdadeiras como o evangelho.
Meu convite nesse tempo de meditarmos na palavra de Deus, é que possamos dar a liberdade devida ao Espírito Santo, para que o mesmo venha sobre nós e nos instrua, nos corrija e nos constranja a uma vida de morte do ego e de nova vida em Jesus Cristo.
Quando Tiago menciona sobre as guerras e contendas... entre vós. Ele nos dá um retrato de coisas que acontecem dentro da igreja entre as pessoas; não se trata de conflitos interiores individuais. “Guerras” referem-se ao conflito em geral; “contendas” referem-se as suas manifestações especificas. A discórdia na igreja não acontece por desígnio de Deus, mas resulta da mistura de “falsos cristãos” (joio) com pessoas realmente redimidas (trigo) que formam a igreja. A palavra de Deus nos exorta e nos chama para uma vida cristã verdadeira! Prazeres. Os desejos e paixões pelos prazeres do mundo que caracterizam os incrédulos, aqueles que não vivem uma vida cristã, como a vida cristã proposta por Jesus, são a fonte interior de muitos conflitos dentro da própria igreja. Vossa carne. Não se refere aos membros da igreja, mas aos membros do corpo humano, conforme Romanos 6:13: “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”  Tiago como Paulo usa carne para falar da natureza humana pecaminosa e caída.
Matais. A imagem aqui é de pessoas que estão tão motivadas pelos seus desejos malignos incontrolados que chegam a lutar até a morte para satisfazê-los. E Tiago nos adverte a não viver esse estilo de vida, que está longe de ser a vida proposta por Jesus.
Pedis e não recebeis. Refere-se a agir de uma maneira perversa, motivado pela gratificação pessoal e por desejos egoístas. Todas as vezes que focamos em nós mesmos, em fazer as coisas pensando primeiramente em nos beneficiarmos (e muitas vezes, inclusive oramos com esse intuito), não recebemos de Deus e não temos nossas orações respondidas, porque essas orações e desejos vão contra a vida cristã proposta por Jesus Cristo! Quando buscamos satisfazer nossos próprios desejos e não trazer honra e glória à Deus, agimos semelhantemente aqueles que não conhecem verdadeiramente à Jesus Cristo.
Infiéis. O Antigo Testamento descreve muitas vezes a nação infiel de Israel como uma prostituta espiritual. 2 Crônicas 21:11-13 “Ele também fez altos nos montes de Judá; e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a isso. Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, Mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos da casa de teu pai, melhores do que tu;” Tiago estava exortando e corrigindo os cristãos professos que estavam associados exteriormente com a igreja, mas guardavam no intimo um afeto profundo pelo sistema maligno do mundo. Pessoas que se diziam seguidoras de Jesus Cristo, mas que na verdade eram desleais para com Deus.            
Amizade do mundo. Todos aqueles que têm um desejo profundo e intimo pelas coisas do mundo, evidenciam que não são redimidos. Porque quando somos constrangidos pelo Espírito Santo a vivermos uma vida real e verdadeira com Jesus Cristo, o mundo e o sistema maligno que opera nesse mundo, não mais nos atraem, porque desejamos viver o que a palavra de Deus nos propõe a viver. 1 João 2:15-17: “Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” Inimigo de Deus. A consequência inevitável da amizade com o mundo é a morte física e espiritual, é a separação eterna de Deus e vida sem sentido nesse mundo. Romanos 8:5-8 “Os que vivem segundo a carne têm a mente voltada para as vontades da natureza carnal, entretanto, os que vivem de acordo com o Espírito, têm a mente orientada para satisfazer o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morta, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo. Os que vivem na carne não podem agradar a Deus.”
É com ciúme que... Anseia o Espírito. Esse versículo é uma combinação dos ensinos gerais do Antigo Testamento, uma vez que essa citação não é encontrada no mesmo. De acordo com vários comentaristas bíblicos, essa expressão difícil é mais bem entendida quando se considera o “Espírito” como uma referência não ao Espírito Santo, mas ao espírito humano, e se traduz a frase “com ciúme... anseia” no sentido negativo de cobiça e inveja. O que Tiago diz é que o espírito do incrédulo é inclinado para o mal. E esse é o diagnóstico bíblico da natureza humana caída; e aqueles se dizem cristãos, mas que vivem nas luxúrias do mundo dão evidências de que sua fé não é genuína. 1 Coríntios 2:14 “As pessoas que não têm o Espírito não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente.”  
Maior graça. O único raio de esperança nas trevas espirituais que o ser humano vive ao não conhecer a Deus e não reconhecer Jesus Cristo como seu filho morto e ressurreto, é a graça soberana de Deus! É a única que pode resgatar o homem de sua propensão ao pecado e ao amor pelas coisas malignas. O fato de que Deus concede “maior graça” mostra que sua graça é maior do que o poder do pecado, da carne e de satanás. Romanos 5:20: “A Lei foi instituída para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,” Humildes A palavra “humilde” não define uma classe especial de pessoas, mas engloba todos os cristãos. A humildade que a palavra de Deus se refere esta ligada a termos um coração quebrantado, e sensibilizado pelo Espírito Santo, que nos revela quem somos diante da Santidade, Glória e Majestade de Deus. Isaias 57:15: “Porquanto assim afirma o Alto e Sublime, Aquele que vive para sempre, e cujo Nome é Santíssimo: Habito no lugar mais majestoso e santo do universo; contudo, estou presente com o contrito e humilde de espírito, a fim de proporcionar um novo ânimo ao quebrantado de coração e um novo alento ao coração arrependido!”
Dos versículos 7 ao 10 Tiago nos revela como receber a graça salvadora, e revela-nos o que significa ser humilde.
Sujeitai-vos. “alinhar-se sob” palavra usada como referência a soldados sob a autoridade de seu comandante. Tiago usou a palavra para descrever uma submissão voluntária e consciente à autoridade de Deus como governador soberano do universo. Uma pessoa realmente humilde será leal a Deus, obedecerá as suas ordens e seguirá sua liderança. Mateus 10:38 “E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.” Resisti ao Diabo e ele fugira de vós. “Resistir” Literalmente significa “manter uma posição firme contra”. Todas as pessoas estão sob o senhorio de Cristo ou sob o senhorio do Satanás, não há meio termo. Aqueles que transferem a sua lealdade de Satanás para Deus verão que Satanás “fugirá” deles; ele é um inimigo derrotado.
Chegai-vos. Consiste em procurar termos uma relação intima de amor com Deus. A salvação inclui muito mais do que se submeter a Deus e resistir ao Diabo; o coração redimido anseia pela comunhão com Deus, quer mais intimidade com o Senhor, e quando compreende os seus ensinamentos, mais quer aprender da sua palavra revelada a ele. Purificai as mãos. Os sacerdotes do Antigo Testamento tinham que lavar as mãos cerimonialmente antes de se aproximarem de Deus. E os pecadores, que reconhecem Jesus Cristo como filho de Deus morto e ressurreto, como o único Caminho, a Verdade e a Vida, e que se dispõe a se aproximar de Deus devem reconhecer e confessar os seus pecados. De ânimo dobre. Pessoa que tem a mente ou a alma dividida entre Deus e o mundo. Essa pessoa deve Limpar o coração. Lavas as mãos simboliza a conduta externa; limpar o coração refere-se a mudar os pensamentos, motivos e desejos íntimos do coração, submetendo-se ao agir do Espírito Santo em nós. Salmos 24:3-4 “Quem pode subir ao monte do SENHOR? Quem pode ficar de pé no seu santo lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e não se entrega à mentira, nem age com falsidade.”
Afligi-vos. Sentir-se aflito, infeliz e miserável, é a condição daqueles que se submetem ao Espírito Santo e consequentemente são quebrantados por causa de seus pecados. Lamentai. Deus não se afastará de um coração quebrantado e contrito por causa do pecado. O lamento é a resposta interior a esse quebrantamento. Chorai. É a consequência exterior da tristeza interior provocada pelo do pecado.  Marcos 14:72 “E, em seguida, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: “Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes”. E, percebendo o que fizera, caiu em profundo pranto.” Riso. A palavra significa a risada irreverente daqueles que loucamente estão cedendo aos prazeres do mundo. Tiago exorta essas pessoas a se lamentarem pelos seus pecados.  
Humilhai-vos. “Humilhar” vem de uma palavra que significa “rebaixar-se”. Os que estão conscientes de que estão na presença do Deus majestoso e infinitamente Santo são humildes. Isaías 6:5: “Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
            A minha oração é para que possamos verdadeiramente servir e seguir a Jesus Cristo e seus ensinamentos. Que possamos viver a simplicidade do evangelho, que possamos compreender que somos chamados a servir principalmente sem esperar nada em troca, como no exemplo das viúvas e dos órfãos. Que possamos amar não só de palavras, mas em ações e atitudes como nos ensina a palavra de Deus!
            Que o mundo e sua malignidade não ocupem nossas mentes e nossos corações, nosso tempo... Que tenhamos mais tempo de intimidade e comunhão com nosso Deus, com nossos irmãos, e que revelemos Jesus Cristo aos perdidos! Que sejamos luz, sal do mundo e não sejamos contaminados pelo deus desse século. Que tenhamos nossas mentes renovadas em Cristo, nossas vestes limpas no seu sangue que verteu da cruz para nos salvar e nos dar vida eterna! Que sejamos igreja, cristãos verdadeiros, que vivem aquilo que pregam e que entendem que o evangelho não é discurso, mas sim uma vida diária retratada em atitudes, ações e amor incondicional. Que possamos servir sem esperar nada em troca!

Amém!

Aida Priscila : )
http://alivioemjesuscristo.com/ 

Um comentário:

  1. Alivio só em Jesus Cristo, Nele encontramos a verdadeira paz. Amei o texto
    que Deus continue abençoando esse lindo ministério. Um abraço.

    ResponderExcluir