quinta-feira, 20 de março de 2014

As palavras humanas são uma representação explícita da depravação humana.

Esboço da Palavra Ministrada na Igreja Batista Bom Viver Biguaçu SC em 19/03/2014

“Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Afinal, todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não peca no falar, tal pessoa é perfeita, sendo igualmente capaz de dominar seu próprio corpo. Ora, ao colocarmos freios na boca dos cavalos, para que eles nos obedeçam, conseguimos controlar o animal todo. Observai, por exemplo, os navios: embora sejam de grande porte e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, de acordo com a vontade do piloto. Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha. Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno. Pois toda espécie de feras, aves, répteis e criaturas marinhas é possível domar e, de fato, tem sido domada pelos seres humanos; a língua, contudo, nenhuma pessoa consegue dominar. É um mal incontrolável, cheia de veneno mortal. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo! Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre? Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce.” Tiago 3:1-12
Tiago personificou a língua como representante da depravação e miséria humana. Desse modo, ele fez eco à verdade bíblica que diz que a boca é um ponto focal e indicador vivo da condição caída do homem e de seu coração pecaminoso. “Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” Isaias 6:5
Mestres. Pessoas que se dedicam ao ensino ou a pregação bíblica por nomeação oficial. Tiago adverte ao futuro mestre sobre a seriedade da função. Os mestres, assim como os pastores e profetas, têm o dever de usar seus dons espirituais para comunicar corretamente a Palavra de Deus e zelar por um compromisso à altura do que pregam.
Um juízo mais rigoroso aguarda aqueles que se exaltam como mestres e líderes espirituais, e obrigam o povo a duras disciplinas, contudo, eles mesmos, não seguem o Caminho quanto aos princípios mais elementares da vida cristã, como a humildade, a misericórdia e o desapego ao poder e aos bens materiais. Humildemente, Tiago se coloca como um líder que não está livre de qualquer dessas faltas e, portanto, também precisa da compaixão do Senhor e da igreja. “Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros.” Hebreus 13:17
            Encontramos na palavra de Deus a Bíblia, muitos ensinos sobre todo o mal que a língua pode causar. A língua tem o terrível poder de falar de maneira pecaminosa, errada e imprópria – as palavras humanas são uma representação explícita da depravação humana.
Tropeçamos. Refere-se a pecar contra Deus ou ofender a sua pessoa. Perfeito varão. Ninguém está imune de pecar com a língua. O mais provável é que “perfeito” esteja descrevendo aqueles que são maduros espiritualmente e, portanto, conseguem controlar a própria língua.
A maneira ideal de refrear a língua não é apenas guardar silêncio e ficar amargurado, mas sim, submeter ao Senhor toda a revolta, tristeza e pensamentos ruins, na certeza de que ele cuidará de tudo o que não é possível resolver, e nos dará a melhor direção para agir na solução dos assuntos que nos dizem respeito. “Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8
Tiago nos mostra várias analogias que mostram como a língua, embora pequena, tem o poder de controlar toda a pessoa e influenciar todas as áreas da vida dela. Língua é fogo. Assim como o fogo, as palavras pecaminosas da língua podem propagar rapidamente a destruição, ou, como a fumaça que o acompanha, essas palavras podem impregnar e arruinar tudo à sua volta. Contamina. Significa poluir ou sujar. “E disse mais: “O que sai do ser humano é o que o torna impuro”. Marcos 7:20
Toda a carreira da existência humana. Diz respeito ao que seria “o círculo da vida”. Essa expressão enfatiza que a maldade da língua pode ir além da pessoa e afetar tudo o que está dentro de sua esfera de influência.
Inferno. Uma tradução da palavra grega gehenna (ou vale de Hinom). Na época de Cristo, esse vale ao sudoeste das muralhas de Jerusalém servia como depósito de lixo e era conhecido porque estava sempre queimando. Jesus usou esse lugar para simbolizar o lugar eterno de castigo e tormento. “Sendo assim, estes irão para o sofrimento eterno, porém os justos, para a vida eterna”. Mateus 25:46
Somos advertidos a cuidar de o nosso pensar e falar (língua), pois Satanás busca o tempo todo, sem cessar, influenciar (incendiar) nossas mentes para o mal e tudo quanto é próprio do inferno.
A língua... nenhum dos homens é capaz de domar. Somente Deus por seu poder, pode fazer isso.
Bendizemos... amaldiçoamos. Os judeus tinham a tradição de acrescentar “bendito seja ele” sempre que o nome de Deus era mencionado. “Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia nos dá forças para que possamos levar as nossas cargas.” Salmos 68:19 “De seu santuário emana o temor do Eterno, o Deus de Israel, que concede força e grandeza a seu povo. Bendito seja, ó Deus!” Salmos 68:35
No entanto, a língua também deseja o mal às pessoas feitas à imagem de Deus. Isso demonstra a incoerência hipócrita das atividades da língua.
Feitos à semelhança de Deus. O homem foi feito à imagem de Deus. “Então Deus determinou: Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão!” Genesis 1:26
Tiago faz alusão aos princípios ensinados por Jesus Cristo. Considerando que o ser humano foi criado por Deus com tanto carinho, e à sua semelhança, amaldiçoá-lo ou tratá-lo com indignidade é o mesmo que ofender ao Criador e Pai. “porquanto à imagem de Deus foi a humanidade criada.” Genesis 9:6b
Nos versículos 11 e 12 Tiago usa três ilustrações da natureza que demonstram a pecaminosidade do ato de praguejar. O cristão genuíno não contradirá a sua profissão de fé com o uso regular de palavras imorais.
Muitas vezes torna-se muito difícil para nós cristãos o controlar a língua, mas como acabamos de ler no estudo bíblico acima, se apresentarmos a Deus nossa condição, o arrependimento e o desejo de nos tornamos diferentes, Ele transformará nosso vocabulário e nos trará plena consciência daquilo que precisa ser mudado em nós.
Devemos nos propor a mudança, nos fortalecendo através da oração, leitura bíblica, jejum, busca por uma maior intimidade e comunhão com nosso Deus.
Não devemos nos conformar com o nosso vocabulário e tão pouco com o vocabulário usado pelos incrédulos, pela cultura mundana que nos é imposta diariamente.
A minha oração é para que o Espírito Santo tenha liberdade de trazer a nosso conhecimento tudo aquilo que precisa ser mudado em nós, e que todas as vezes que nos depararmos com algo que denuncie nossa natureza pecaminosa, possamos nos chegar a Deus com nossos corações e espírito quebrantado, afim de encontrarmos perdão e graça, e assim, possamos prosseguir na nossa caminhada terrena sinalizando o Reino de Deus, também através do nosso modo de falar e que nosso agir seja condizente com as nossas palavras.  

Amém!

Aida Priscila :)

3 comentários:

  1. Lindo e abençoado cantinho. Que o bom Deus continue te inspirando de modo que
    muitas vidas cheguem até através de seu lindo testemunho. Deus Continue abençoando o seu cantinho. bjssss

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe esse ministério aqui. bjsss

    ResponderExcluir
  3. Boas palavras Pri. De nossa língua saia apenas palavras que edifiquem e não destrua o próximo. E mesmo que estejamos certos de pensamentos quanto aos erros do próximos, não provém de Deus falarmos a todos sobre as falhas de nosso semelhante.
    Bjo! Mirela.

    ResponderExcluir