Rev. Antônio Carlos Barro
ESTUDO 4
I. INTRODUÇÃO
A. Junto com a fé,
são os dois ingredientes necessários para que haja conversão.
II. OS ELEMENTOS DO ARREPENDIMENTO
A. Um elemento
intelectual. Há uma mudança de opinião, um reconhecimento do pecado com a culpa
pessoal, a corrupção e a incapacidade que envolve. Ver Rm 3.20 comparado com
1.32. Se o arrependimento não é acompanhado pelos outros elementos que se seguem,
pode manifestar-se como o temor do castigo, ainda que careça do ódio ao pecado.
B. Um elemento
emocional. Há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo
pecado cometido contra um Deus santo e justo. Sl 51.2, 10, 14. Se é acompanhado
do elemento seguinte é uma tristeza de Deus, porém, se não é acompanhado é uma
tristeza do mundo, que se manifesta em remorso e desespero, 2 Co 7.9,10; Mt
27.3; Lc 18.23.
C. Um elemento
volitivo. Há um elemento da vontade que consiste na mudança de propósito, um
íntimo voltar-se do pecado e uma disposição a buscar o perdão e a pureza, Sl 51.5,
7, 10; Jr 25.5. O elemento volitivo inclui os outros dois elementos e é o
aspecto mais importante do arrependimento, At 2.38; Rm 2.4.
III. O CONCEITO BÍBLICO DO ARREPENDIMENTO
A. As Escrituras
ensinam que o arrependimento é um ato interno e não deve confundir-se com a
mudança de vida que flui dele. A confissão de pecados e a reparação dos erros cometidos,
são frutos do arrependimento.
B. Arrependimento é
uma condição negativa e não um meio positivo de salvação. Ou seja, o
arrependimento não constituí uma obra meritória que dê bases para a salvação. Ainda
que o arrependimento seja o dever do pecador, não cumpre as demandas da lei em
relação as transgressões passadas.
C. O verdadeiro
arrependimento somente existe em conjunto com a fé e jamais separado da mesma. Os
dois elementos fazem parte da mesma volta - um regresso do pecado em direção a
Deus. São partes do mesmo processo, e que se complementam.
IV. OS MOTIVOS DO ARREPENDIMENTO
A. O pecador
experimenta a bondade de Deus, Rm 2.4; o amor de Deus, Jo 3.16; e o desejo
ardente de Deus em ver os pecadores salvos, Ez 33.11; 1 Tm 2.4.
B. O pecador experimenta
a inevitável consequência do pecado, Lc 13.1-5; da demanda universal do
evangelho, At 17.30; a esperança da vida espiritual, Jo 3.16; e a afiliação no
reino de Deus, Mc 1.15.
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