Rev. Antônio Carlos Barro
ESTUDO 6
I. INTRODUÇÃO
II. A IDÉIA DA
JUSTIFICAÇÃO
A. A palavra
justificação vem do latim justificare compostas de duas palavras justus e facere
e que portanto significa: fazer justo.
B. Justificar no
sentido bíblico é executar uma relação objetiva, o estado de justiça, mediante sentença
judicial.
1. Mediante a imputação a uma pessoa a justiça de outra, ou seja,
contando como justo ainda que interiormente seja injusto.
III. A NATUREZA E AS CARACTERÍSTICAS DA JUSTIFICAÇÃO
A. A justificação é
uma ato judicial de Deus no qual ele declara, sobre a base da justiça de Jesus
Cristo que todas as demandas da lei estão satisfeitas com respeito ao pecador.
B. É diferente dos
outros atos da ordem da salvação. A justificação não muda a vida íntima da pessoa,
não afeta a sua condição, mas sim o seu estado (posição). Envolve o perdão dos
pecados e o fato de ser restaurado ao favor divino. Rm 5.1-10 e At 26.18.
1. A justificação remove a culpa do pecado e restaura ao pecador todos
os direitos filiais incluídos em seu
estado como filhos de Deus, juntamente com uma herança eterna.
2. A justificação acontece fora do pecador, no tribunal de Deus e não
muda a vida interior, todavia, o sentencia a voltar ao lar.
3. A justificação acontece de uma vez para sempre, é um ato único. Ou é
completamente justificado ou não é.
4. A causa meritória da justificação está nos méritos de Cristo.
IV. OS ELEMENTOS DA JUSTIFICAÇÃO
A. O elemento
negativo
1. A remissão dos pecados com base na obra expiatória de Cristo.
2. O perdão concedido na justificação se aplica a todos os pecados,
passado, presente e futuro e envolve a remoção de toda a culpa e castigo, Rm
5.21; 8.1, 32- 34; Hb 10.14.
3. A dificuldade é que os crentes seguem pecando. Barth: o homem
continua sendo pecador, somente que pecador justificado.
4. Deus remove a culpa, mas não a culpabilidade.
B. O elemento
positivo
1. Ela é baseada na obediência ativa de Cristo
2. A justificação é mais do que o mero perdão. Zc 3.4, o primeiro
aspecto é negativo e o segundo positivo. Cf At 26.18.
a. A adoção de filhos. Os crentes são filhos de Deus por adoção e não
por natureza. Jo 1.12; Rm 8.15-16; Gl 3.26-27; 4.5-6
b. O direito à vida eterna. São investidos com todos os direitos legais
da
adoção e são herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, Rm 8.7
V. A BASE DA JUSTIFICAÇÃO
A. Negativamente. Não
está fundamente em nenhuma obra meritória da pessoa. Esta pratica uma justiça
imperfeita e as melhores obras dos cristãos estão corrompidas pelo pecado.
Ademais, a Bíblia ensina que a pessoa é justificada gratuitamente pela graça de
Deus, Rm 3.24 e que ninguém pode ser justificado pelas obras da lei, Rm 3.28;
Gl 2.16; 3.11.
B. Positivamente. A
base da justificação é fundamentada na justiça perfeita de Cristo. Rm 3.24,
5.9, 19; 8.1; 10.4; I Co 1.30; 6.11; 2 Co 5.21; Fp 3.9. A base é encontrada em Cristo
que se fez maldito por nós, Gl 3.13.
Fonte: http://www.monergismo.net.br
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