segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Emanuel

Esboço da palavra ministrada na Comunidade Cristã Reviver Florianópolis 28/09 Seminário de Evangelismo

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23-24
Antes de qualquer coisa, devo confessar que durante dois anos após aquilo que eu entendia por “conversão” ao cristianismo (ter orado e ter dito a Deus que se Ele de fato existisse que eu gostaria de conhecê-lo e de amá-lo acima de todas as coisas); eu não gostava do versículo citado acima.
Eu pensava que indo na igreja, estando com os cristãos, participando de algumas atividades eclesiásticas, e não vivendo mais na pratica do pecado que eu vivia antes dessa oração, isso já era o suficiente para eu ter uma vida santa, pura e eu não me considerava mais pecadora. Afinal de contas, eu não bebia mais, não fumava, procurava não mentir, respeitava as pessoas, não tinha mais uma vida promiscua, enfim, eu tinha uma lista de coisas que eu havia abandonado e que na minha mente por não pratica-las mais, não me tornavam pecadora.
Até que um dia, uma missionária, me perguntou como eu pregava salvação para as pessoas. Eu respondi: as pessoas precisam crer em Deus, têm que orar e ler a bíblia, não podem mais pecar, etc. E ela me interrompeu e disse que queria me mostrar uma coisa: E então segurando um livro sem palavras (um livro contendo uma cor em cada página, tendo 5 páginas e 5 cores diferentes, e cada cor representava uma parte da mais bela história que já ouvi), ela descreveu algo até então desconhecido para mim: O Plano de Salvação. Ela falou com tanta simplicidade, que naquele momento senti o Espírito Santo revelando o quão pecadora eu era e o quanto eu estava separada de Deus, mesmo pensando estar tão próxima dEle. “Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem ao menos um;” Romanos 3:10
  “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.” Efésios 2: 8-9
E foi assim, simples como o evangelho é, que conheci o verdadeiro amor de Deus: Todos pecaram e estão separados de Deus; a única maneira de termos acesso à Deus é através de um que nunca cometeu pecado: Jesus. Então se cremos que Ele é o filho de Deus, que morreu e ressuscitou para que eu e você tenhamos vida eterna, e tivermos consciência de que somos sim pecadores, quando nos arrependemos dos nossos pecados e convidamos Jesus Cristo para ser o Senhor da nossa vida, temos acesso à Deus e nos tornamos filhos desse Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
E tendo essa convicção e arrependimento do pecado, e convidando Jesus Cristo para ser nosso Senhor e que governe nossas vidas, recebemos esse presente maravilhoso e podemos então ser chamados de Filhos de Deus; como está escrito: “Todavia, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho para habitar em vossos corações, e ele clama: “Abba, Pai!” Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, és igualmente pleno herdeiro por decreto de Deus.” Gálatas 4: 4 à 7
A palavra de Deus nos diz que existe uma recompensa para o pecador: a morte. E essa morte já começa em vida, porque o homem está separado de Deus nesta vida e também na eternidade. Mas temos através de Jesus acesso a Deus e a vida eterna.
Depois que nossa vida nesta terra se findar teremos a eternidade, e a escolha de onde iremos passar a eternidade é nossa. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!” Romanos 6:23
Depois que tive a compreensão de quão pecadora sou e do que Jesus significa para mim, passei a compreender algo que está escrito em 1 João 3:16: “Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”
O amor ao próximo só fez sentido para mim, quando compreendi o plano de salvação. A expressão maior e mais concreta de Deus para com os homens: Jesus Cristo, Emanuel! Que ao clamarmos por Ele, passa a fazer morada em nós, estando conosco, como sua palavra nos afirma: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mateus 1:23
Quando temos a compreensão de que sermos aceitos como filhos de Deus não é por mérito nosso, não é por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, mas sim, exclusivamente pelo poder que há em Jesus, então podemos afirmar que somos um com Ele e que temos acesso ao Pai.
Jesus é o único capaz de fazer com que as coisas velhas fiquem para trás. O único capaz de nos conduzir até Deus, de nos instruir e nos fazer ter desprezo pelo pecado, do qual antes de conhecermos Ele, éramos reféns e dependentes.
Quando nós sabemos quem Jesus Cristo é para nós, e o que nos tornamos tendo Ele como Senhor de nossas vidas, anunciar a salvação através dEle, torna-se uma necessidade na vida do Cristão. E nisso se resume o cristianismo: Tornarmos conhecido o Amor que Deus tem por todas as pessoas, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. “Porque: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!” No entanto, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são maravilhosos os pés dos que anunciam boas novas!” Romanos 10:13-15
A minha oração é para que Jesus Cristo seja revelado à você como a mais bela expressão do Amor de Deus. E que você tenha consciência dos seus pecados, e que isso traga arrependimento ao seu coração; e que Jesus seja convidado por você para ser o seu Senhor e para governar a sua vida. Oro, para que consciente do amor de Deus, você leve esse amor para outras vidas e torne conhecido o nome de Jesus, na simplicidade que é o evangelho. Que o deus deste século, que cegou o entendimento dos incrédulos, seja derrotado através do poder que há no nome de Jesus, que sejamos luz e que venhamos a refletir a glória de Deus em tudo que fizermos. Amém!

Aida Priscila : )


3 comentários: