sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Perseverar na oração.

Esboço da palavra ministrada em 29/08/2013 no grupo de reunião de oração das mulheres da Primeira Igreja Batista de Florianópolis SC.

Lucas 18: 1 à 8: “Então Jesus propôs uma parábola aos seus discípulos, com a intenção de adverti-los quanto ao dever de orar continuamente e jamais desanimar. E lhes contou: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus, tampouco era sensível às necessidades das pessoas. E havia, naquela mesma cidade, uma viúva que frequentemente se dirigia a ele, rogando-lhe: ‘Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário!’. Ele, por algum tempo, não a quis atender; todavia, mais tarde considerou consigo mesmo: ‘É bem verdade que eu não temo a Deus, nem respeito à pessoa alguma; contudo, como esta viúva me importuna, farei justiça a ela, para não acontecer que, por fim, venha a me aborrecer ainda mais’. Então, concluiu o Senhor: “Atentai à resposta do juiz da injustiça! Porventura Deus não fará plena justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam de dia e de noite, ainda que lhes pareça demorado em atendê-los? Eu vos asseguro: Ele vos fará sua justiça, e depressa. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?”
As viúvas naquela época (como são em alguns lugares do mundo hoje) eram mulheres sem ajuda e sem poder nenhum. E a viúva do texto que acabamos de ler, travou uma verdadeira “luta” com o aquele juiz. A palavra grega original para traduzir aborrecer ou molestar-me no texto, é a mesma que o apóstolo Paulo usou ao se referir à disciplina que aplicava ao próprio corpo por causa de Cristo: “esmurro meu corpo” e seu sentido mais literal é “esbofetear”. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1 Coríntios 9:27 As súplicas daquela viúva eram como bofetadas no rosto daquele juiz insensível.
E o juiz para evitar que a mulher o aborrecesse ainda mais, fez justiça à ela.
E quando Jesus no texto acima pede aos seus discípulos que prestem atenção na resposta do juiz que não temia a Deus e que tão pouco se importava com as necessidades das pessoas; Ele deixa claro que se um homem com essas características fez justiça a uma mulher que necessitava de tal justiça, quanto mais fará, o nosso Deus que trabalha para aqueles que nEle esperam como diz em sua palavra. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4
Muitas vezes as nossas orações e intercessões parecem não terem resposta, oramos, apresentamos a Deus nossos problemas, as injustiças que sofremos, as vidas que amamos e que estão escravizadas e conformadas com o pecado, e muitas vezes, pensamos inclusive em desistir de continuar orando por determinadas questões.
Outras vezes, o enganador vem e sutilmente tenta nos desanimar de prosseguir na oração, porque muitas vezes a medida que oramos por determinadas causas, os problemas parecem ganhar uma proporção maior e nos sentimos mais desanimados. Muitas vezes eu oro e clamo pela salvação de determinadas pessoas que amo e que desejo um dia me encontrar com elas nos céus, mas à medida que mais oro, me parece que a pessoa mais presa e suja no pecado permanece. Eu mesma, por muitos anos estava escravizada pelo pecado e acomodada na vida infeliz de não conhecer à Jesus Cristo, soube depois de minha conversão que algumas pessoas simplesmente oravam por mim, mas também tinham seus momentos de não conseguir ver o agir de Deus na minha vida, até que então Deus na sua infinita graça e misericórdia, me atraiu à Ele com seu amor e transformou a minha vida, dando-me salvação através de Jesus Cristo, meu Senhor.
Minha mãe orou por mim por 27 longos anos e na sua caminhada com Deus nunca desistiu, porque ela depositou sua fé em Deus e sabia que Ele não iria frustrá-la. E sou muito grata a Deus, pela vida da minha mãe, por ela estar viva e ter visto as respostas de suas orações realizadas na minha vida. Alcançada por Deus através de Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, pude entender, pedir perdão, perdoar e prosseguir em oração com a minha mãe. Hoje eu e ela oramos juntas pela salvação e libertação da nossa família e me alegro por saber que Deus se importa muito mais com seus filhos do que o exemplo do texto em que aquele juiz iníquo, cansado da insistência daquela viúva, vai e concede à ela sua causa ganha.
A oração foi o nosso maior exemplo deixado por Jesus! Outro dia ouvi o Pastor Paul Washer dizer em uma de suas ministrações que a vida de oração de Jesus chamava muito a atenção dos discípulos, e a prova disso é que os discípulos disseram: Ensine-nos a orar... Eles não disseram nos ensine a pregar, nos ensine a andar sobre as águas... Eles pediram algo que Jesus sabia fazer muito bem! E isso tem falado muito ao meu coração.  E as perguntas que o Pastor lançou a igreja naquela noite, ainda ressoam em meus ouvidos: Você já viu pessoas transformadas pela sua vida de oração, através do poder do Deus vivo? Você já escolheu orar por determinadas pessoas e focar em oração pela vida delas? Pessoas que eram conformados com a escravidão, até que você orou, não desistiu até que elas se tornaram libertas pelo poder de Deus através das suas orações?
No versículo 8 do capítulo de Lucas 18, Jesus nos faz refletir a respeito da importância de permanecermos crendo, exercitando a nossa fé em Deus. “Eu vos asseguro: Ele vos fará sua justiça, e depressa. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?” Lucas 18:8
Hebreus 11: 1 à 6 “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver. Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se vê. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim. Por meio da fé, ele foi reconhecido como justo, no momento em que Deus aprovou suas ofertas. Apesar de estar morto, seu testemunho de fé ainda é eloquente. Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte; e “já não foi encontrado, porquanto Deus o havia arrebatado”, visto que, antes de ser arrebatado, havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Deus. Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.”
E como está escrito em Hebreus 11:6 sem fé é impossível agradar a Deus, e que Ele recompensa todos aqueles que se consagram à Ele. Todas as nossas orações têm resposta, porque nesse texto que acabamos de ler nos diz que todos que se consagram, que buscam à Deus serão recompensados.
Nós devemos viver em oração intima com Deus, a presença de Deus deve ser uma realidade em nossas vidas. Orar é disciplinar-se para adorar a Ele, para estar na presença dEle, orar é ter a disciplina de uma vida separada para estar com Deus.
A nossa vida de oração é oculta para a maioria dos homens, mas ela é recompensada por Deus que tudo vê.
Minha oração é para que nosso Deus nos fortaleça através do estudo da sua palavra, através de nosso tempo em oração diante dEle, no compartilhar com outros as boas novas. Que não nos esqueçamos de que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E Ele continua atuando e respondendo as orações dos seus filhos.

Aida Priscila :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário