terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conheça o Deus que te criou.

Esboço da palavra ministrada na Igreja CEM – Centro Evangélico Missões Palhoça SC 20/11/2013

“SENHOR, tu me sondas e me conheces! Sabes quando me sento e quando me levanto, e acompanhas o meu pensamento onde quer que eu esteja. Discernes minha caminhada e a minha pousada, e estás a par de todos os meus intentos. Porquanto a palavra ainda não chegou à minha língua e tu, ó Eterno, já a conheces completamente. Tu me envolves por trás e pela frente, e pões sobre mim tua mão. Tal conhecimento é para mim demasiado maravilhoso, tão elevado que não posso compreender totalmente. Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente aí estás. Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar, também aí tua mão me conduz, tua destra me ampara. Se eu cogitar: “As trevas, ao menos, haverão de me envolver, e a luz ao meu redor se tornará em noite”, constatarei que nem as mais densas trevas são obscuras para teu olhar, pois a noite brilhará como o meio-dia, porquanto para ti as trevas são luz. Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou pela maneira extraordinária como fui criado! Pois tu és tremendo e maravilhoso! Sim, minha alma o sabe muito bem. Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse! Ó Deus, como são complexos e preciosos para mim os teus pensamentos, quão vastos e profundos os teus conhecimentos. Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar. Quem me dera exterminasses os ímpios, ó Deus! Então, as pessoas inescrupulosas e sanguinárias se afastariam de mim; pessoas que, com má intenção, pronunciam teu Nome, tomando-o em vão, como inimigos teus. SENHOR, como não odiar aqueles que te odeiam? Como não abominar os que se levantam contra ti? Eu os odeio com ódio implacável: tornaram-se, dessa forma, meus próprios inimigos. Sonda-me, ó Deus, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações! Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!” Salmos 139: 1-24
Deus nos conhece, e alguns de seus atributos são revelados nesse salmo, tais como sua Onisciência: Ele conhece todas as coisas (v. 1-6); Onipresença: Ele está presente em todos os lugares (v.7-12); Onipotência: Seu poder ao formar o homem (v. 13-18) e sua Santidade: que destrói os ímpios e examina o coração daqueles que o temem. Ele nos criou para que o adorássemos em Espírito e em verdade (porque Ele é Espírito). Devemos como cristãos tornar o Amor de Deus conhecido aos homens, através de Jesus Cristo o único Caminho para a Vida Eterna.
Quando o salmista afirma que o Senhor o sonda e o conhece, ele está descrevendo a onisciência de Deus, que conhece todas as coisas. A palavra sondas é um termo utilizado para descrever o exame minucioso realizado nas atividades de garimpo, e na exploração de um território.
O verbo cercas indica que é impossível escaparmos da onisciência divina ou, ainda, que seu conhecimento nos protege. A onisciência de Deus excede nossa capacidade humana de compreendê-la. Não temos como escapar da presença de Deus, nem no mais profundo abismo, pois os olhos do Senhor vêem todas as coisas, e podem penetrar até as trevas mais densas. Deus nos criou e nos conhece muito antes de sermos formados.
Antes mesmo de eu professar a minha fé em Jesus Cristo e obter acesso à Deus através dEle, tenho plena consciência de que Deus esteve por muito tempo se revelando a mim, mesmo quando eu não valorizava algumas coisas e acontecimentos que hoje sei que foram manifestações do seu amor e seu cuidado para comigo. Muitas coisas poderiam ter sido piores na minha vida. Sou grata a Deus pelo seu amor, por Ele ter me criado, e por Ele continuar se revelando para mim dia após dia.
Um Deus que é Santo nos criou para que pudéssemos adorá-lo com tudo que somos. E a adoração que esse Deus merece de nós seres humanos, vai além de cantar músicas, repetir refrãos, se agitar, dançar no ritmo de alguma canção que tente revelar amor a esse Deus. A verdadeira adoração ocorre quando temos a consciência de quem é esse Deus e temos a coragem de clamar a Ele como fez o salmista ao dizer: “Sonda-me, ó Deus, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações! Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!” Salmos 139: 23-24
Um verdadeiro adorador deseja que Deus explore o seu coração, sabe que Deus conhece os seus pensamentos e deseja ser mudado, transformado, de forma que está disposto a se submeter ao tratamento de Deus para a sua vida. Um verdadeiro adorador quer saber de Deus se há algum caminho mau em sua vida, se há algo que prejudica o seu andar com Jesus e com as demais pessoas, e independente do quanto venha doer o saber sobre quem ele tem sido e por quais caminhos tem andado, um verdadeiro adorador está disposto a ser guiado pelo caminho eterno: Jesus Cristo!
Depois que termos a compreensão do plano de salvação de Deus para com os homens através de Jesus, somos motivados pelo seu Espírito Santo a levar as boas novas do evangelho a outras pessoas. Quando temos plena convicção do pecado, do juízo e da justiça, somos constrangidos pelo amor de Deus, de tornar conhecida a morte sacrifical de Jesus Cristo, que se fez pecado e morreu em nosso lugar. Conhecer a Deus é ser um participante com Ele, para tornar o Seu amor conhecido entre todos os povos, tribos e nações.
É algo anticristão, nos dizermos seguidores de Jesus Cristo e não nos incomodarmos com as dores das pessoas ao nosso redor que ainda não conhecem a Jesus Cristo. Quando somos um com Jesus Cristo, passamos a olhar para os perdidos com os olhos de Cristo. Não é bíblico afirmar que somos servidores e seguidores de Jesus Cristo, quando a dor do outro, não nos toca; quando a eternidade de quem não tem Jesus como Senhor e Salvador, não incomoda-nos; quando não investimos tempo em oração pelas almas que perecem, enfim, quando eu e você não nos preocupamos com a eternidade do outro, há algo de errado com a nossa vida cristã. Jesus nos convida para sermos seus discípulos, e assim tornarmos o Amor de Deus conhecido nesse mundo que caminha a passos largos para o inferno. Há salvação em Jesus Cristo, e nós fomos comissionados para ir e dar frutos, que revelem e exaltem ao Senhor!
         Uma vez que estamos dispostos a permitir que Deus sonde os nossos corações e os nossos pensamentos, e pedimos a Ele que nos ensine e nos instrua através do seu Espírito Santo, prosseguimos na nossa caminhada cristã de entrega total ao Senhor como verdadeiros adoradores.                                                                                                        Devemos nos submeter a sua palavra e ao estudo da mesma, desenvolvermos uma vida de oração, e pratica de tudo que Deus nos ensinou através de Jesus Cristo. Porque será através dessas praticas que revelam a nossa comunhão com Deus, que passaremos a ver as pessoas e o mundo ao nosso redor de outra forma.
          Quando nós temos a consciência de que Deus está presente em toda a parte, temos a compreensão de que antes mesmo de cometer algum pecado contra alguém, estamos cometendo esse pecado contra o próprio Deus. Essa consciência da Onipresença de Deus deveria ser algo que nos motivasse a viver uma vida mais santa e pura, no sentido de que antes mesmo de eu executar algo que fosse prejudicar meu próximo, soubesse que antes de prejudicar alguém, estou fazendo algo contra o próprio Deus e sua santidade.
Não é uma questão de religiosidade e atitudes automáticas sem compreensão real da gravidade do que está sendo feito, mas sim, uma entrega total e verdadeira, de adorar ao nosso Deus com tudo que somos e estarmos dispostos a sermos tratados, instruídos, ensinados pelo próprio Deus que age em nós, sua criação. E o criador quer o melhor para a sua criatura.
A minha oração é pra que possamos conhecer o Deus que nos criou verdadeiramente e encontrarmos nEle o propósito real e nosso papel como cristãos no Reino de Deus. Que a dor dos perdidos, de sabermos que muitos estão separados de nosso Deus, doa em nossos corações e que sejamos levados a orar, a levar as boas novas do evangelho a eles, crendo que é somente Deus quem pode transformar e mudar o homem, e nós somos apenas instrumentos, vasos de barro nas mãos do oleiro, o Senhor dos exércitos!

Amém!


Aida Priscila :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário