segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Transformação da mente

Esboço da palavra ministrada 13/10/2013 Igreja Batista da Praia da Armação – Florianópolis SC

“Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 1-2 
Só iremos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus quando apresentarmos nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto espiritual. Não nos tornando como o sistema mundial insiste em nos tornar, e sendo transformados pela renovação das nossas mentes através de Jesus Cristo.
Jesus Cristo foi o último e suficiente sacrifico e pagou todo pecado humano diante da lei de Deus, nos concedendo livre acesso à presença de Deus. De Jesus Cristo em diante os sacrifícios passaram a ser prestados no templo do corpo humano, no santo dos santos do coração, onde habita o Espírito Santo. Apresentamos nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, quando temos consciência de quem Jesus Cristo é, o acesso que Ele nos dá ao Pai, e quem nos tornamos através dEle. O nosso culto cristão vai além das quatro paredes da igreja, é uma atitude pessoal e diária de devoção, adoração e serviço a Deus e aos semelhantes. “Tampouco, entregais os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; antes consagrai-vos a Deus com quem fostes levantados da morte para a vida; e ofereçais os vossos membros do corpo a Ele, como instrumentos de justiça.” Romanos 6:13
O sistema mundial insiste em nos tornar pessoas totalmente distantes daquilo que Jesus Cristo nos deixou como exemplo de vida e de seu senhorio sobre nós. A Palavra de Deus é muito clara e objetiva ao nos dizer que quando Jesus Cristo nos chama para sermos seus discípulos devemos negar as nossas próprias vontades e se afirmamos que servimos a Cristo devemos segui-lo e nos tornarmos servos dEle. E um servo não questiona aquilo que o seu Senhor ordena, um servo apenas obedece. Essa é de fato a maior dificuldade que muitas pessoas encontram ao responderem ao chamado de Cristo, o negar-se a si mesmo. Embora para muitos pareça algo impossível e difícil, quando verdadeiramente queremos nos entregar e viver para Cristo, provamos a satisfação e a Bem-aventurança de se entregar totalmente a Ele.  “Aquele que ama a sua vida, a perderá; entretanto, aquele que odeia sua vida neste mundo, a preservará para a vida eterna. Se alguém me serve, precisa seguir-me; e onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve será honrado por meu Pai.” João 12: 25- 26
Devemos permitir uma transformação em nossa mente. O Espírito Santo opera em nossas vidas nos corrigindo e alertando, mostrando o caminho, nos constrangendo a mudar velhos hábitos e atitudes, a liberarmos perdão, a abandonarmos certas práticas e quando passamos a viver isso, temos desprezo e consciência dessas práticas que antes, não queríamos mudar, e que simplesmente faziam parte de nossas vidas e do nosso dia a dia.
É a liberdade do agir do Espírito Santo em nós que nos torna mais parecidos com Cristo, como diz a sua palavra. “Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus. “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serãfartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.” Mateus 5:1-12
      Ser um bem-aventurado nada mais é do que sentir uma felicidade que excede às circunstâncias, que tem a ver com o profundo sentimento de paz e alegria que todos os que foram abençoados com a Salvação em Cristo e Seu Reino devem sentir e desfrutar, mesmo em meio as aflições cotidianas. 
Bem-aventurado pobre em espírito Não se refere a pessoas tímidas ou sem poder econômico, significa sim, que o discípulo de Jesus, aquele que ama a Deus sobre todas as coisas, conhece suas limitações e fraquezas e reconhece que sem a graça do Senhor é impossível viver a vida Cristã e que por isso não tem qualquer motivo para se orgulhar, pois o Reino dos Céus é uma dádiva aos quebrantados, humildes e arrependidos. 
Bem-aventurados os que choram O nosso consolo vem do Senhor, quantas vezes estamos abatidos, tristes e desanimados, afinal de contas, estamos expostos como qualquer ser humano a fatos e acontecimentos; mas quando apresentamos nossa dor em oração a Deus, Ele nos conforta, e muitas vezes através apenas de lágrimas e gemidos, é que apresentamos nossa dor a Ele. 
Bem-aventurados os humildes Quando defendemos a justiça com paciência e sem amargura, entregando lutas e desafios ao Senhor que tudo julga retamente, e vivemos com os olhos na terra futura, que será a recompensa de todos os salvos: a vida eterna nos céus; então exercemos o nosso papel de cidadãos do Reino dos Céus. 
Somos chamados a viver a justiça pela ótica de Jesus Cristo nesta terra; a sermos misericordiosos com as pessoas ao nosso redor, inclusive com aquelas que muitas vezes julgamos não serem dignas de tal misericórdia; a termos um coração limpo, quebrantado e sincero diante de Deus; a sermos pacificadores, quantas vezes ao invés de trazermos paz a determinadas situações que chegam até nós, incitamos mais insultos e violência no falar e agir; devemos ser justos de acordo com a justiça que Jesus nos ensinou, mesmo que isso nos custe perder colegas, sermos perseguidos, caluniados e maltratados pelos demais. 
          Em meio a todas as consequências de servir e seguir a Jesus Cristo nesse mundo, em sermos povo escolhido e separado por Deus, para sermos sal e luz desta terra, e para que as pessoas ao olharem para nós glorifiquem ao nosso pai que está nos céus, devemos nos alegrar e exultar no Senhor. 
Jesus nos disse que essas mesmas coisas (perseguições, insultos, calúnias e mentiras, perseguições e toda maldade praticada pelo simples fato de andarmos e trilharmos um Caminho que vai na contramão do mundo), tudo isso aconteceu com todos os profetas, discípulos, servidores e seguidores de Jesus, que vieram antes de nós e trilharam esse mesmo caminho nesta terra.
E foi pela perseverança desses homens e mulheres expostos ao sistema que opera nesse mundo, sem se corromperem, é que o poder do evangelho: Jesus Cristo, que salva e liberta o homem, chegou até nós. E nós devemos permanecer firmes em Jesus Cristo para que outros recebam também essa maravilhosa Salvação que nós temos em Cristo nosso Senhor.
Devemos apresentar nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, conscientes de que sem a ajuda dEle não somos capazes, e que se chegarmos até Ele com um coração sincero, quebrantado e consciente da sua dependência em Deus, daremos liberdade para que Jesus exerça o seu Senhorio em nossas vidas, e poderemos contar com o Espírito Santo agindo ao nosso favor e nos fortalecendo dia após dia.
Devemos servir a Jesus e segui-lo, a sua promessa de que estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos é maravilhosa. Podemos contar com Jesus diariamente, a todo instante, e se podemos contar com Ele, teremos forças para prosseguir contra tudo aquilo que vai contra os ensinamentos do nosso mestre. Andar pelo Novo e Vivo Caminho: Jesus, exige de nós submissão à sua vontade, compreensão do seu querer para as nossas vidas, entrega total e redenção de tudo aquilo que julgamos, pensamos e dizemos ser, no intuito de encontrarmos em Deus a sua boa, perfeita e agradável vontade a nosso respeito. Deus nos criou para assumirmos a identidade de Cristo em nós, e através dessa identidade, nos tornamos aquilo que fomos criados para ser: Filhos de Deus, sinalizando o Reino de Deus nesta terra.
Talvez você que está lendo esse texto nesse momento, acredita estar servindo à Jesus, mas conforme foi mencionado, você se viu muito alheio dessas praticas que Jesus nos ensinou: perdoar, ser misericordioso com quem no teu ponto de vista não merece misericórdia, orar por aqueles que te ofenderam, te magoaram, te feriram...
Seguir a Jesus, é ir contra a nossa própria natureza que se diz justa e de acordo com aquilo que acredita ser justo, aplica justiças sobre determinadas questões, sem se quer comparar com a justiça divina e bíblica que Jesus nos ensinou.
A sua palavra nos ensina: Se teu inimigo tiver fome, alimente-o, se tiver sede, dê-lhe algo para beber...” Provérbios 25:21 Ele nos ensinou que se praticássemos os seus ensinamentos, seríamos chamados verdadeiramente de seus discípulos, e o Pai nos concederia qualquer coisa que pedíssemos no nome dEle, mas isso se vivêssemos e praticássemos o que Ele nos ensinou.
“Se alguém me serve, precisa seguir-me...” João 12: 26
A minha oração é para que possamos seguir verdadeiramente a Jesus Cristo, compreendendo que a nossa vontade, a nossa justiça, o nosso querer, devem morrer, para que a Boa, Perfeita e Agradável vontade de Deus seja feita em nossas vidas.

Amém!

Aida Priscila :)

2 comentários:

  1. Deus Amado, por favor, ajuda para que a cada dia eu possa morrer para o meu "eu" e assim também, cada irmão e irmã que ler estas palavras,a fim de que verdadeiramente possamos dizer, que somos discípulos teus, em nome de Jesus, Amém!!!!

    ResponderExcluir