quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Resoluções para 2018 ...?


O ano de 2017 chegou ao fim... e eu me sinto mais consciente do tempo. Quero dizer, do tempo que suponho que tenho e do tempo que passou.

A maioria das pessoas estão focando e fazendo as suas listas intermináveis de objetivos, projetos e sonhos... E eu? Bem eu tenho meditado em um versículo bíblico que diz o seguinte: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
2 Coríntios 5:17

Nesse texto, o apóstolo Paulo nos faz lembrar de quem somos e nos tornamos depois de termos sidos atraídos ao Amor e a Graça irresistível de nosso Deus, revelados através da morte de Jesus Cristo no nosso lugar e de sua ressureição, nos reconciliando e cessando a nossa guerra contra Deus.

Nesse ano de 2017, tive várias experiências maravilhosas, algumas desgastantes, outras tantas abençoadoras e muitas delas me puseram diante desse texto inúmeras vezes, me fazendo recordar de quem eu não sou mais e de quem me tornei em Cristo.

Dessa perspectiva, posso afirmar que o ano de 2018 será diferente, para mim e para todo cristão que toma a sua cruz diariamente – a exemplo do seu mestre – negando as vontades da carne e vivendo por algo que excede a racionalidade e desejos humanos.

A caminhada cristã e a caminhada humana cronológica - após o nascimento de Jesus – tem nos dado a oportunidade de viver o tempo em ciclos.
A cada ano que passa, seja de maneira mística, seja de maneira racional, de forma otimista, de maneira criativa, seja o que for que tem movido o homem, as pessoas acreditam que esse novo ciclo pode ser diferente do último.

Algumas pessoas agem de forma positiva e usam do pensamento positivo, pulam ondas, comem alimentos específicos, fiam a sua fé em algo que não é o próprio Deus, e encaram a “virada” do ano, como se fazendo tudo isso, de uma hora para outra tudo fosse mudar e a vida fosse ter outra cor, outro gosto, algo novo.

Eu escrevo de uma escrivaninha ao oeste dos Estados Unidos, o sol está lá fora meio tímido e a neve cobre as ruas, casas e jardins... Hoje é dia 1 de Janeiro de 2018.

Quando despertei nessa manhã, e desliguei o despertador, antes que ele tocasse, o numero 1 do aplicativo do calendário me fez parar um pouco e pensar ao abrir os meses, que a principio tenho mais 12 meses fatiados pela frente. Digo a principio, porque apesar de todos os meus planos e projetos, eu não tenho convicção de nada sobre o amanhã.

E é pensando nisso que resolvi escrever esse texto.

Em meio há tantos desejos e planos para o ano que se inicia, nada melhor do que orar ao Senhor do tempo. Apresentar à Ele os nossos desejos e as nossas vontades, e pedir à Ele que coloque em nosso coração aquilo que tem a sua aprovação e o seu querer.

Em meio há tantas pessoas falando, lutando e buscando algo novo para 2018, nada melhor do que meditar na Palavra de Deus – a Bíblia -  e nela encontrar a vontade de Deus para cada filho e filha do Senhor do tempo. Sim, a Bíblia contem tudo que cada individuo necessita para prosseguir na sua caminhada humana e de fé, e o contrária não é verdade, pois, nada a parte desse livro pode produzir algo eficaz para a vida humana.

Estou iniciando esse 2018 - a exemplo de muitos outros irmãos em Cristo ao redor do mundo - com um grande desafio missionário, que exige fé, confiança, amor e dependência em Deus. E isso me só aumenta a minha dependência no criador do universo.

Deus nunca nos decepciona, e esse de fato é um consolo. Saber que Ele tem sempre o melhor para os seus filhos e filhas, apesar de muitas vezes levarmos um certo tempo para entender o que de fato implica e significa esse melhor, é definitivamente abençoador.

Nada a parte da vontade de Deus pode ser bom para o homem. Nada fora de Deus pode fazer com que terminemos o ano de 2018 satisfeitos com o que fizemos durante todos os dias que vivemos, ou que simplesmente passaram.

Nas minhas resoluções para esse ano, encontram-se algumas delas que resolvi compartilhar com você querido (a) leitor (a).  

E espero que de alguma maneira, ela traga vida para os seus dias mais entediantes... e mais brilho ainda para aqueles dias mais animadores!

  1. Louvar a Deus a cada novo dia do ano de 2018:
Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmo 118:24

  1. Leia a Bíblia consciente de que:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

  1. Ore diariamente por alguém e pela Igreja de Cristo:
“Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações.” 1 Tessalonicenses 1:2

  1. Compartilhe sua fé com pelo menos uma pessoa nova a cada semana, afinal de contas:
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” Romanos 10:14

E por último, não menos importante que tudo isso, que possamos fazer da oração do puritano Matthew Henry’s, a nossa própria oração para o ano de 2018:

“Senhor, conceda que este ano eu possa ser mais santo, e caminhar mais perto do que nunca de toda conversa santa; desejo sinceramente ser preenchido com os teus pensamentos santos, para ser realizado em súditos afetos, determinados por objetivos e intenções santas, e governado em todas as minhas palavras e ações por princípios santos.
Que um fio de santidade de ouro, possa percorrer todo o tecido deste ano.”

Que em 2018, conscientes do que realmente significa o novo - e nós cristãos sabemos muito bem o que é isso - graças ao Amor dAquele que se entregou na cruz por nós, possamos viver para Honra e Glória do Eterno, aqui e agora, ou em qualquer outro lugar, desfrutando da alegria eterna de sermos novas criaturas em Cristo Jesus, nosso Senhor!

Soli Deo Gloria!


Aida Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário