segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Amor que constrange...

Esboço da Palavra ministrada na Igreja Batista Bom Viver - Biguaçu SC 24/02/2013

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”  2 Coríntios 5:14-17
  • Como eu e você deixaremos de viver para nós mesmos?
  • Como viver para aquele que morreu e ressuscitou por nós?
Quando convidamos Jesus Cristo para entrar em nossos corações, somos constrangidos a morrer para nós mesmos. Jesus disse que se quiséssemos segui-lo, deveríamos tomar a nossa cruz dia após dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?Lucas 9:23-25
Se analisarmos o evangelho, somos constrangidos e convidados através do amor de Cristo, a morrer. Quantas vezes nós através do Espírito Santo que habita em nós, abandonamos determinadas coisas e damos prioridades a outras tantas, que antes não dávamos a mínima importância? Isso é morte. Isso é ser constrangido pelo amor de Cristo a morrer para si mesmo e viver para Ele.
A nossa intimidade com Deus irá determinar o quanto ainda estamos “vivos”, e fazendo as nossas próprias vontades e desejos; e o quanto temos anulado a vontade suprema de Deus em nossas vidas. É na nossa intimidade com Deus, que Ele nos revela o quanto e como precisamos mudar.
Quando tomamos a nossa cruz e abandonamos as nossas vontades, os nossos desejos, as nossas prioridades; estamos dando lugar para Jesus estabelecer em nós o querer dEle.
Quando eu e você escolhemos perdoar alguém que nos feriu, estamos dando lugar para Jesus estabelecer em nós a vontade dEle.
Quando nós buscamos a Deus lá na nossa casa, no nosso trabalho, fora das quatro paredes da igreja, nós estamos dando lugar para Jesus estabelecer em nós a vontade dEle.
Todas as vezes que estamos diante de uma oportunidade de pecar, de fazer algo errado, e optamos por fazer o que é correto de acordo com os ensinamentos de Jesus, estamos dando lugar para Jesus estabelecer em nós o seu querer, a sua vontade!
Quanto mais intimidade e disciplina você tem em estudar a bíblia, buscar a Deus na intimidade, orar no secreto, tirar tempo para crescer e amadurecer em Cristo; mais será evidenciado que você não vive mais para si mesmo. Que você vive para aquele que morreu e ressuscitou por ti!
“Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.2 Timóteo 2:4
As evidências de que não vivemos mais para nós mesmos, são de suma importância no meio da sociedade em que vivemos, porque a bíblia nos ensina que são através dessas evidências em nós, que o nome de Deus pode ser conhecido e glorificado entre os homens.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:13-16
Não existe outra forma de nossa luz resplandecer diante dos homens, e para que as pessoas ao olharem para nós e para as nossas atitudes, glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus, senão através de Jesus Cristo vivo em nós!
Quando o apóstolo Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Ele está se referindo a morte do nosso antigo ser e a ressurreição de um novo homem em Jesus Cristo! Um homem que vive não mais para si mesmo, mas para fazer a vontade daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Um homem que tomou a sua cruz, e ressuscitou dando lugar a uma nova criatura, através de Jesus Cristo.
Não pense você que sua cruz é apenas dor, é pesada, está difícil de carregar... Lembre-se que a cruz de Cristo resultou em ressurreição, logo a nossa cruz trará ressurreição através de uma nova criatura em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não são as nossas obras, as nossas atitudes, não é a nossa religiosidade, não é quão bom você e eu somos, que nos tornarão pessoas aceitáveis diante de Deus. Mas sim Jesus Cristo, morto e ressurreto, que produz em nós, por nós e através de nós a nova vida, a Luz que esse mundo tanto precisa e anseia.
Minha oração é para que você e eu, tomemos a nossa cruz todos os dias, sabendo que Jesus Cristo tem operado em nós a transformação de um antigo ser, em um novo ser, que vive para fazer a vontade daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.Gálatas 6:14

Na Paz de Cristo, que excede todo entendimento humano,

Aida Priscila ( :

Nenhum comentário:

Postar um comentário