Por Bíblia de Estudo de Genebra
Gálatas 3:11: “E é evidente que, pela lei,
ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.
A
doutrina da justificação – o núcleo tormentoso da Reforma – era, para Paulo, o
âmago do evangelho (Rm 1:17; 3:21-5:21; Gl 2:15-5:1), dando forma à sua
mensagem (At 13.38-39) e à sua devoção (2Co 5.13-21; Fp 3.4-14). Ainda que
outros escritores do Novo Testamento afirmem a mesma doutrina em substância, os
termos com que os Protestante a têm afirmado e defendido, por quase cinco
séculos, são tirados essencialmente de Paulo.
Justificação
é o ato de Deus pelo qual ele perdoa pecadores e os aceita como justos por
causa de Cristo. Por esse ato, Deus endireita permanentemente o anterior relacionamento
alienado que os pecadores tinham com ele. Essa sentença justificadora é a
concessão por Deus de um status de aceitação de pecadores por causa de
Jesus Cristo (2Co 5.21).
O
juízo justificador de Deus parece estranho, pois declarar justificados os pecadores
parece ser exatamente o tipo de ação injusta praticada por um juiz, que a
própria lei de Deus o proíbe (Dt 25.1; Pv 17.15). Contudo, é um julgamento
justo, porque sua base é a justiça de Jesus Cristo. Como o ‘último Adão' (1Co
15.45), agindo em nosso favor, como nosso Cabeça representativo, Cristo cumpriu
a lei que nos prendia e suportou o castigo que merecíamos pela desobediência à
lei e, assim, ‘mereceu' a nossa justificação. Por isso, nossa justificação tem
base justa (Rm 3.25-26; 1Jo 1.9), com a justiça de Cristo creditada em nosso
favor (Rm 5.18-19).
A
decisão justificadora de Deus é, na prática, o julgamento do Último Dia, com
relação ao lugar onde devemos estar na eternidade; essa decisão já é trazida
para o presente e é pronunciada aqui e agora. É um juízo sobre o nosso destino
eterno; Deus nunca voltará atrás, por mais que Satanás possa apelar contra o
veredito (Zc 3.1; Rm 8.33-34; Ap 12.10). Estar justificado é estar eternamente
seguro (Rm 5.1-5; 8.30).
O meio
necessário para a justificação é a fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador
crucificado e como Senhor ressurreto (Rm 4.23-25; 10.8-13). A fé é necessária
porque o fundamento meritório de nossa justificação está totalmente em Cristo.
Ao nos entregarmos a Jesus, em fé, ele nos concede seu dom da justiça, de modo
que no próprio ato de ‘fechar com Cristo' – como os mais antigos mestres
Reformados diziam -, recebemos o perdão e a aceitação divinos, que não podemos
encontrar em nenhum outro lugar (Gl 2.15-16; 3.24).
A
teologia católica romana histórica inclui a santificação na definição da
justificação, considerada como um processo, ao invés de um único evento
decisivo, e afirma que, embora a fé contribua para a nossa aceitação diante de
Deus, nossas obras de satisfação e mérito devem contribuir também. Os católicos
vêem o batismo como portador da graça santificadora, que nos justifica
primeiramente. Depois, o sacramento da penitência permite que mérito
suplementar seja alcançado através das obras, assegurando a justificação se a
graça da aceitação inicial por Deus se perder por causa de um pecado mortal.
Esse mérito suplementar não obriga Deus a ser gracioso, embora seja o contexto
normal para recebe-lo. Segundo o conceito católico romano, os fiéis efetuam sua
própria salvação com a ajuda da graça que procede de Cristo através do sistema
sacramental da Igreja. Os Reformados ressaltaram que esse conceito da salvação
solapa o sentido de confiança que só a livre graça pode oferecer àqueles que
não têm méritos. Paulo já tinha mostrado que todos os seres humanos, seja qual
for o grau de sua piedade, estão sem méritos e necessitam da livre justificação
para serem salvos. Uma justificação que precisa ser completada pelo beneficiado
não oferece repouso sólido.
Fonte: http://www.monergismo.com
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