quarta-feira, 22 de junho de 2011

Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.

Semana passada, fui tomar um café em uma das padarias que mais gosto de tomar café em Florianópolis. Chegando no caixa fiz meu pedido e uma moça que estava ao lado da atendente me olhou e eu perguntei: você que vai fazer meu café? E ela sorriu e disse: pode ser eu sim. Então eu disse: Uma média com leite, mais leite que café, mas não muito clara.
Alguns minutos e ela trouxe meu café, quando adocei meu café e pude provar, foi uma sensação tão boa e um café tão delicioso que eu disparei: Obrigada fazia tempo que eu não tomava um café tão bom aqui. Ela sorriu e disse: É que eu sempre procuro fazer como se fosse para mim.
Caramba! Essa frase ficou na minha cabeça por dias: sempre procuro fazer como se fosse para mim...
Isso me faz lembrar de Jesus falando com seus discípulos em João 15: 17: “Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.”
Eu já passei por muitas dificuldades na minha caminhada cristã, desde o abandono de pessoas que pensei que estariam do meu lado e ficariam felizes com minha escolha por servir a Jesus, a mentiras ditas e insultos que magoaram mais que uma agressão física
E uma das minhas maiores dúvidas sobre os mandamentos que Jesus Cristo nos deixou, era simplesmente sobre esse versículo: “...que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15: 12
Como eu conseguiria amar alguém que me insultou, me magoou, me traiu de alguma forma, me abandonou, inventou mentiras a meu respeito, como seria possível sentir esse amor? E nas minhas orações eu pedia a Jesus que me desse do seu amor, que me fizesse olhar as pessoas como ele olharia, a considerar que por trás de tudo que me magoou, ou magoava, existia alguém que eu precisava amar e mesmo que eu não soubesse e não entendesse esse amor, essa pessoa era digna do meu amor, porque se estou em Cristo, além de nova criatura, “...a sua bandeira sobre mim é o amor!” como disse Salomão em Cantares 2:4.
Porém, amar muitas vezes na nossa mente significa ter um laço afetivo, uma troca, um sentimento que nasce quase como que uma retribuição por algo que alguém nos faz de agradável, e que julgamos digno de receber nosso amor. Amor muitas vezes vem de um laço sanguíneo, por uma relação afetiva, química, coisas em comuns... Esse amor é o amor que estamos acostumados a ter, a dar, a vivenciar...
Entretanto, exercer o amor na sua totalidade bíblica, ultrapassa qualquer sentimentalismo, qualquer troca, recompensas.
Amar com o amor que Jesus nos deu como mandamento é simplesmente amar a pessoa que nós mais julgamos não merecer amor, não merecer o nosso amor.
E como atingir e alcançar esse amor? Em João 15: 10 está escrito: “ Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.”  A dica é simples: Obedecer e assim permaneceremos no amor que Jesus sente, sentiu e demonstrou pelas pessoas mais indignas de serem amadas, aos nossos olhos e concepção.
Apóstolo Paulo, foi um dos caras mais cruéis com os cristãos antes de seu encontro com Jesus. E como pode um homem como esse escrever cartas as diversas igrejas encorajando-os a permanecer na caminhada com Cristo? Como pode um homem que antes tinha um coração rude escrever umas das mais belas traduções sobre o amor, como podemos ler em I Coríntios capítulo 13? Obedecendo a palavra de Deus! Vivendo e prosseguindo para o alvo com seus pés firmes na rocha, que é Jesus! Paulo cumpriu, viveu os mandamentos, e permaneceu no amor que vem de Jesus.
I Coríntios 13:1: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2: Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 3: Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. 4: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5: Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6: O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A propósito, voltando ao assunto do inicio do texto, que possamos além das orações e pedidos a Deus, para que ele derrame amor em nossos corações pelas pessoas; que possamos quem sabe dar o primeiro passo nessa caminhada de aprender a amar verdadeiramente como Jesus ordenou, simplesmente fazendo como a moça do café: procurando fazer aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você, por você...
Eu oro, para que o Espírito Santo entre em seu coração, dissipando toda mágoa, toda dor, tristeza e enchendo seu coração de amor, do amor que rompe todas as barreiras. E que a cada dia, você possa ser uma pessoa que carrega mais das atitudes de Jesus Cristo em si mesma. Que você seja essa pessoa: Que ama aos outros como ama a si mesmo!

Mateus 19:19: “e amarás o teu próximo como a ti mesmo.”



Aida Priscila ( :

4 comentários:

  1. Nossa , parece muito comigo . Eu nem acreditei qdo li essa postagem .

    ResponderExcluir
  2. Realmente Pri, devemos amar uns aos outros, e o que eu achei bastante interessante foi a frase
    "procuro fazer aos outros como se fosse para mim''. Lendo esta palavra pude meditar muito a respeito disto, cada um quer para si o melhor, mas só isto não basta, precisamos querer e fazer o melhor para os outros também.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo.
    Amei é isso que me inspirou no que vou dizer em meu blog.
    Passa lá:
    http://cheirinhosdemeninas.blogspot.com/

    Bjos, amei este post ,
    Fiquem com Deus !!!

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe todos vocês e os guie pelo caminho que Ele quer que cada um de vocês trilhem.. Fiquem na paz! Abraço (:

    ResponderExcluir