quarta-feira, 1 de junho de 2011

LIBERTANDO-SE...



            Janeiro de 2011, em Belo Horizonte, em uma escola de missões...
Segundo dia, meu ritmo já estava todo desregulado. A hora de dormir, de comer, de tomar banho, de descansar, todas essas rotinas aparentemente simples, estavam me torturando. Porque? Simplesmente, porque resolvi tirar minhas férias e buscar mais de Deus em um sítio com mais de 300 pessoas, de países, cidades e culturas diferentes da minha, com algumas coisas em comum, entre elas, ter que seguir uma nova rotina, totalmente diferente da minha.
Terceiro dia, muita fome... Ah sim, haviam alimentos, abundâncias deles, porém, tínhamos que nos alimentar nos horários estipulados, e comer o cardápio que nos serviam.
Mas algo estava me incomodando... Vegetariana há 10 anos, eu estava em uma fria; e com fome. Foi quando aguardando a hora de me servirem, estava lutando comigo mesma, porque avistei o cardápio e adivinha? Bife acebolado (uma delicia para quem gosta!), mas para mim, uma luta foi travada, algo dentro de mim querendo aceitar o bife e algo querendo recusar, foi quando não tive tempo de informar a pessoa que servia que eu não queria a carne e lá estava um bife acebolado no meu prato.
Fui até a mesa, fiz minha oração, agradeci a Deus, pedi que ele tirasse todas aquelas imagens que vinham em minha mente quando eu avistava um pedaço de carne, e me permitisse comer a carne, sem que eu quisesse vomitá-la (um vegetariano sabe do que estou falando...).
            Cortei o bife, juntei arroz, feijão e uma salada no garfo e... comi! E após mastigar, sentir o gosto e o prazer da refeição, não sobrou nada no meu prato!
            O que isso tem a ver com esse texto, com o título do texto???
Depois de fazer amizade com algumas pessoas vegetarianas, conhecer os motivos que vão da defesa dos animais, até uma dieta mais equilibrada; depois de muitos vídeos que rolam sobre os veganos e as motivações que os levam a optarem pelo vegetarianismo, me vi aos poucos abandonando alimentos de origem animal e quando me dei conta já haviam se passado 10 anos.
Quando me refiro que pedi a Deus que tirasse as imagens e meus bloqueios com relação à carne, me refiro a um sentimento que foi implantado na minha mente com relação a alimentos de origem animal, que iam do abate a preparação dos mesmos.
Desde aquele dia, venho me alimentando de alimentos de origem animal e criando vários pratos (minha paixão cozinhar!). Muitas pessoas ao meu redor não acreditam ainda que voltei a comer carne, muitas nem sabem ainda, aquelas que sabem estão admiradas; pois, eu era tão chata, que nem mesmo caldo de carne, de frango, etc, eu aceitava na comida. Até mesmo o cheiro da carne me irritava e embrulhava meu estômago.
A sensação que tive depois que voltei a comer carne foi de ter sido liberta de mim mesma e de um monte de conceitos que cada vez mais me escravizavam...
            A palavra de Deus diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo...” II Coríntios 5:17
Viver a liberdade que vem de Jesus Cristo, livrar-se do passado e de coisas que te escravizavam ou te escravizam, é sem dúvida, uma das melhores parte de viver o Cristianismo na minha opinião!
        Existem tantas coisas que nos limitam, nos escravizando e nos impedindo de experimentar coisas novas e melhores em Jesus, que se todos que vivem algum tipo de escravidão, tivessem a oportunidade de libertar-se diriam o mesmo que eu!
            Logo que completei a maior idade, me envolvi em um relacionamento infrutífero, cheio de mentiras, engano, e fora dos propósitos do Senhor. Na época não conhecia a Cristo, e meu amigo, como a vida é dura quando você não tem a Jesus. Problemas que aparentemente são fáceis de se resolver tornam-se verdadeiros tsunamis em uma tarde qualquer, que te pegam desprevenido e te dão a certeza de que você não tem para onde fugir...
Nesse relacionamento vivi e me tornei escrava de algo que criei: a falta de perspectiva. Sabe quando você não enxerga nada em sua frente, não sabe para onde ir se a relação acabar, concentra sua felicidade e crê que ela depende do outro? Mas não era para ser para sempre como nas histórias que a gente ouvia na infância?
Quando a relação acabou, e depois de algum tempo me vi liberta e consciente de que nada naquela relação era saudável.
Assim como todas as relações que sucederam a essa também não eram saudáveis e nunca foram. Foram verdadeiras prisões, que de alguma maneira prendiam-me e impediam-me de ser aquilo que Deus me criou para ser: Uma mulher feliz, realizada nele e com o desejo de ter uma relação verdadeira, sólida e dentro dos princípios cristãos.
            Quando abandonamos alguns vícios, como bebida, cigarros, drogas, pornografia, redes sociais, ou qualquer coisa que te faça ser repetitivo e dependente de algo; a primeira sensação que temos é: Como é bom ser livre!
Gosto muito dos versículos: “Por que noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);” Efésios 5: 8-9
Quando passamos a ser livres em Jesus, as trevas, as coisas que desagradavam a Ele e nos prejudicavam, são simplesmente desprezíveis!
A Bíblia ainda nos diz em Efésios 5: 14: “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” Em uma versão do Novo Testamento Judaico, a parte que diz: “...e Cristo te esclarecerá” diz o seguinte: “...E o Messias brilhará sobre você!”
Você sabe o quão maravilhosa é essa boa nova para nós Cristãos que buscamos dia após dia nos livrarmos e nos libertarmos de nós mesmos; e quando alcançamos essa liberdade em Cristo vemos o quanto algumas situações não mereciam as prioridades que estabelecemos para elas?
Você consegue visualizar esse versículo materializado em seu dia a dia? “...E o Messias brilhará sobre você!” Nós os que buscamos ser como Jesus, viver o que Ele nos deixou, cumprir os seus mandamentos, almejamos e desejamos ser como Ele! Quando abandonamos as trevas e optamos por servir a Cristo, o Espirito Santo vem sobre nossas vidas, de forma que nos impulsiona e nos faz desejar cada vez mais cumprir a sua vontade, buscar a sua vontade. E nos tornamos novas criaturas!
            Hoje fiz um exame oftalmológico que me fez ficar sem enxergar perfeitamente por mais de 3 horas. Uma amiga me levou e me trouxe para casa, porque era impossível de eu dirigir. Fora o desconforto e a irritação nos olhos. Eu fiquei sem saber o que fazer, tinha emails para responder, retorno para dar a clientes, coisas e mais coisas para fazer... E na minha cabeça começaram a se formar umas “ondinhas” que avisavam que logo em seguida um tsunami poderia me visitar. Orei e agradeci a Deus pelos olhos que ele me deu e que contemplam toda a sua criação! Que triste saber que muitas pessoas não veem Descansei algumas horas e recuperei a visão.
Quando eu estava vivendo tudo aquilo que vai contra o que Jesus nos ensinou, era como se minha visão estivesse embaralhada também, e eu não tivesse a visão 100% das coisas. Tudo era motivo para se preocupar, se estressar, bater boca, criar magoas, planejar vinganças, brigar, não tinha paz! Aliás, de todas as coisas que provei nesse mundo, nunca a conheci até que conheci a verdade que liberta...
Ontem a noite fui jantar com uma amiga da época de faculdade, e enquanto conversávamos sobre a economia e a queda nas vendas no Brasil, ela me perguntou: E você tem metas também né? Você não se preocupa? E eu respondi, Lu, eu faço tudo que está ao meu alcance, busco me renovar, as vezes quero ficar preocupada, mas lembro que hoje existe uma paz que eu usufruo que nunca tive. É como se eu estivesse em meio a uma grande tempestade e sentisse que Deus me carrega e me protege na palma de sua mão.
Sei que cada um tem problemas e níveis de problemas diferentes um dos outros. Sei que os problemas que minha carne milita contra, muitas vezes são insignificantes perto de problemas que outras pessoas têm.
Outro dia disse a uma amiga enquanto conversávamos: Cada um tem o problema que precisa ter para se tornar uma pessoa melhor... Ela riu.
Eu creio, que se vivermos e praticarmos os princípios que Jesus nos ensinou, e não termos mais comunhão com as trevas, Deus nos permiti passar por algumas situações, para que possamos nos libertar de nós mesmos e quebrar nossas razões; e se vivermos verdadeiramente o evangelho, com Jesus nada é por acaso! Tudo tem um propósito, e tudo visa viver e prosseguir em conhecer a liberdade que só Ele pode nos dar!
            João 8:31: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33: Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35: Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Meu desejo é que você que tem buscado ser um (a) discípulo (a) de Jesus, permaneça na sua palavra, porque a promessa que Ele nos dá é que se permanecermos na sua palavra, verdadeiramente seremos seus discípulos, e permanecendo nela, conheceremos a verdade e a verdade (Jesus!) nos libertará!
Meu desejo a você que não conhece a Jesus, é que a verdade que é Ele acabe com seus tsunamis e te traga a paz que excede todo entendimento!
Que todos sejamos libertos a cada instante e que a verdade revelada de Jesus Cristo continue nos libertando de nós mesmos e de todas as escolhas erradas e incoerentes que muitas vezes fazemos.
            Eu profetizo que: “...o Messias brilhará sobre você!”


Graça e Paz!



P.S. Ouça a música abaixo ela descreve muito do que vivemos em Jesus...



Aida Priscila ( :




            

2 comentários:

  1. Querida, você abençoou meu dia... que desde 7h30min se iniciou com um cântico de gratidão ao Senhor Jesus. Ao ler, só pude ser mais grata ainda pela boa obra que Ele começou em nós, e que irá completa-la até o dia de Sua vinda. Obrigada. Que Jesus continue iluminando sua mente e suas mãos, para que cada palavra escrita alcance multidões. Mesmo sem que vc saiba... abraços. Laura Poços de Caldas - MG

    ResponderExcluir
  2. Paz Laura! Você não sabe como o seu comentário venho inspirado pelo Senhor! Todas as vezes que vou iniciar um novo texto, a minha oração ao Senhor é que ele ilumine a minha mente e confirme as obras das minhas mãos... Deus é perfeito! E aqueles que o servem estão ligados em um mesmo Espírito. E esse foi um presente dele para terminar muito bem o meu dia, me inspirando a continuar buscando mais dele e cumprindo o "ide"; mesmo que muitas vezes não tenha idéia da proporção da obra que Ele tem feito em nossas vidas!

    Muito obrigada pelo carinho querida! Que Deus realize grande feitos em sua vida nos próximos dias!

    Abraços (:

    ResponderExcluir