segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aba, Pai.

Esboço da palavra ministrada na Igreja Batista Bom Viver em 11/08/2013

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8: 38-39

A maior revelação e expressão do amor de Deus por nós seres humanos, está em Jesus Cristo. Durante 27 anos da minha vida, eu desconhecia e não compreendia, e se quer fazia questão de compreender esse amor. Mas, teve um dia na minha vida, que compreendi perfeitamente que o amor que sinto por Deus, está totalmente atrelado ao fato de que Ele me amou primeiro, e por esse motivo, eu o amo. Como está escrito no livro de 1 João 4:19: “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro...
Deus amou e ama de uma forma tão maravilhosa a humanidade que Ele enviou seu filho Jesus ao mundo, para que Ele vivesse entre nós, nos ensinasse a viver da forma que deveríamos viver, e levasse sobre Ele mesmo todo nosso pecado, e para que através da sua morte e ressurreição, eu e você pudéssemos crer nEle: Jesus! E então pudéssemos receber Deus como Pai. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” 1João 4: 9-10
Quando lemos a palavra propiciação nesse versículo, entendemos que não havia outra forma de sermos chamados filhos de Deus, a não ser através de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Está escrito também em Atos 4:12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Antes de conhecer o Amor de Deus e compreender os propósitos dele para minha existência, através de Jesus Cristo, o único capaz de me tornar filha de Deus (criador dos céus e da terra), eu me lembro de ouvir algumas frases que diziam que: “Todos nós somos filhos de Deus.” Mas logo que essas verdades bíblicas passaram a ser compreendidas por mim, algo que me assustou muito foi saber que não somos todos filhos de Deus! A palavra de Deus nos mostra que apenas aqueles que receberam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador, e creem que Ele morreu e ressuscitou dentre os mortos, são os que são um com Ele e um com o Pai: Deus Pai!
Pouco antes de Jesus, ter sido crucificado, Ele fez uma oração à Deus Pai dizendo: “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17: 20-21 Que privilégio, que honra, que lindo, poder ler essas palavras de Jesus à Deus Pai. Há mais de dois mil anos atrás, eu e você estávamos inclusos na oração do nosso Salvador!
Eu não sei qual em qual situação que você caro leitor se encontra. Não sei se você se considera um filho de Deus à luz da palavra dEle; mas minha oração é para que você se torne um filho de Deus através de Jesus Cristo, e assim você possa cumprir o seu papel como filho de Deus nesse mundo, como Jesus orou ao Pai: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” João 17:23
Quando confessamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, recebemos o Espírito de Deus em nós, e esse Espírito passa a agir em nós e através de nós, nos tornando livres das amarras do pecado e conscientes de quem somos em Deus: filhos amados! 
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:11-16
No primeiro século, a adoção era a forma jurídica e legal (especialmente entre os romanos e gregos) por meio da qual o pai adotivo recebia um filho e a ele destinava todos os direitos para perpetuar o nome da família e administrar sua herança. A expressão em aramaico Aba era a maneira carinhosa como as famílias judias na palestina, na época de Cristo, se referiam à pessoa do pai. Cristo usou esse termo em suas orações e ensinou seus discípulos a considerarem o Deus Altíssimo e Todo-Poderoso como nosso “pai querido” ou “papai”, numa clara alusão à forma amorosa e sincera com que Deus convive com Seus filhos.
Quando recebemos Deus como nosso Pai, e passamos a depender dEle e confiar nELe, como todo filho que se espelha e confia no Pai, Deus sempre terá o melhor para nossas vidas, mesmo que em um primeiro momento, não compreendamos, Ele sempre nos surpreenderá com o seu cuidado e Amor.
Nesse dia dos pais, minha oração é de gratidão a Deus Pai, que me libertou de uma vida de pecado e de uma existência sem sentido e sem respostas. Sou grata à Ele, que me amou primeiro e com tudo aquilo que Ele é me atraiu para si, através de Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, ressurreto e o único capaz de me tornar filha de Deus! Desde que passei a ser sua filha amada, tenho compreendido que a vida é muito além daquilo que julgamos saber, e muito além daquilo que nossos olhos podem ver... Desde que recebi a adoção como filha de Deus através de Jesus, compreendi que amá-lo é a minha melhor decisão, que honrá-lo é consequência desse amor e que ter sido escolhida por Ele para levar as boas novas do evangelho para as pessoas, é o melhor presente que um Pai pode conceder a um filho. A mim então, coube presenteá-lo com a minha vida: Tudo para Ele! Ele ocupa o lugar de supremacia em meu viver. O Amor que flui do seu trono e invade minha vida, faz com que tudo em mim, queira e clame por Ele: Meu Paizinho amado, meu Deus e meu Senhor: Te Amo com tudo que sou!

Aida Priscila : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário