quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Testemunho da viagem missionária ao Japão Julho 2013

  “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” 1 Coríntios 9:19-23

Acabo de retornar de uma viagem missionária ao Japão, onde pudemos provar do amor e do poder de nosso Deus, que esteve à frente dessa missão.
Entre muitas coisas importantes que o Senhor Deus me ensinou, está a pregação da sua palavra através do esporte. Atendemos centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos, através de clinicas de futebol; que traziam valores eternos em cada exercício, em cada partida de futebol.
Confesso que nunca havia compreendido direito essa questão de pregar o evangelho de Cristo através de estratégias que vão além do contexto religioso que eu estava mais acostumada e inserida.
Sou grata a Deus pela sua graça e misericórdia em me ensinar que a criatividade que Ele mesmo nos deu, é uma arma muito eficiente na proclamação do seu reino, principalmente em locais onde existe muita dificuldade da igreja de Cristo ter acesso, como por exemplo, os lugares onde executamos nossas atividades no Japão.
Durante todo o tempo da viagem e do trabalho missionário, busquei manter informados os irmãos brasileiros que contribuíram através de suas orações, doações e ofertas, para que o evangelho fosse levado ao Japão através da minha vida.
E chegando ao Brasil, divulguei clipe de fotos, vídeos de nosso trabalho e algumas experiências extraordinárias que Deus fez em nosso meio, como por exemplo, poder participar de 3 batismos nas águas, em um país onde menos de 1% da população conhece a Jesus Cristo!
Ainda, poder participar da exposição do evangelho dentro de um trem, e ouvir da pessoa que ela não sabia e nunca havia ouvido falar de quem é Jesus. E vê-lo tornado-se conhecido e revelado para essa alma.
Ver Deus usar nossas vidas para abrir portas para a igreja japonesa entrar em escolas que são extremamente fechadas a religião e a tudo que envolve Deus o criador.
Observar crianças depois de uma clinica de futebol, agradecendo as montanhas, ao sol, a chuva e até ao próprio campo de futebol... Me fez refletir sobre dois extremos: Um que beira o Xintoísmo, religião muito comum no Japão, que caracteriza-se pelo culto à natureza, aos ancestrais,e pelo seu politeísmo, com uma forte ênfase na pureza espiritual, e que tem como uma de suas práticas honrar e celebrar a existência de Kami, que pode ser definido como "espírito", "essência" ou "divindades", e é associado com múltiplos formatos compreendidos pelos fiéis; em alguns casos apresentam uma forma humana, em outros animística, e em outros é associado com forças mais abstratas, "naturais", do mundo (montanhas, rios, relâmpago, vento, ondas, árvores, rochas). E o outro extremo, a nossa própria vida cristã, que muitas vezes se torna tão mesquinha, que nos esquecemos de agradecer ao nosso Deus criador de todas as coisas, por tudo que Ele criou para nós, os seus filhos!
Em uma das clinicas de futebol, que fiz a aplicação dos valores e da mensagem de Deus para as crianças e adolescentes, perguntei a nossa intérprete se poderia falar abertamente sobre Deus, e ela sinalizou dizendo que sim, então tive a grande oportunidade e graça de Deus de falar para aqueles olhos brilhantes e cheios de curiosidades pelo esporte, que existe um Deus, que esse Deus é criador de tudo aquilo que há na terra, Ele criou o sol, a lua, a chuva, as montanhas, e Ele criou cada um deles também... Que esse Deus os ama, cuida deles, se preocupa com eles. Falar desse Deus que rege as nossas vidas, que criou aquilo que muitos cultuam como deuses, por falta de quem pregue à eles sobre a existência do nosso Deus verdadeiro, o criador dos céus e da terra, trouxe tanta alegria ao meu coração e gratidão à Deus, que as palavras jamais poderão explicar aquilo que ainda sinto.
Minha oração muito antes de embarcar para o Japão era para que Deus trouxesse livramento para muitos que estavam pensando em tirar as suas vidas, através do suicídio (a maior causa de mortes no Japão), e que essas pessoas tivessem a oportunidade de nos encontrar e de ouvirem sobre o amor de Deus. E creio que muitos que nos ouviram, tiveram e terão um futuro diferente, porque Deus através do seu amor tocou esses corações e mudou essas vidas! Creio que em breve receberemos muita noticias boas vindas dos nossos irmãos da igreja no Japão. Como boas noticias que recebemos ainda no Japão, quando um pastor muito emocionado e grato a Deus, compartilhou conosco, que em duas escolas onde trabalhamos em parceria com ele, surgiram dois convites para que o mesmo pudesse trabalhar com aqueles jovens nos próximos dias e meses. Eu creio que as estatísticas sobre o cristianismo no Japão irão mudar para melhor, em nome de Jesus!
O Japão é uma grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o quarto maior importador, além de ser o único país asiático membro do G8. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão de vida muito alto (décimo maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil. O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Européia. E para concluir, no Japão menos de 1% da população conhece a Jesus Cristo!
Algumas pessoas vieram até mim após essa viagem, após as publicações no Blog, e nas redes sociais e disseram: o Japão é muito rico, apesar de acreditar nos seus deuses, dando a entender que esperavam ver pessoas pobres, pessoas que não têm as coisas... Outras, relatavam com alegria que Deus havia mostrado à elas uma outra forma de ver missões, compreendendo a necessidade de salvação que cada individuo tem, seja ele rico ou pobre.
Confesso que é difícil compreender o que faz uma pessoa pensar que por uma nação, um povo ser rico, esse mesmo povo não precise de Jesus Cristo! Sendo que não é esta a pior miséria de um homem: viver sua vida nesta vida sem conhecer a Jesus Cristo e passar toda a sua eternidade separado de Deus? Existe um homem mais miserável e mais necessitado de Deus, do que esse tipo de homem?
Infelizmente a idéia de missões na mente de muitos cristãos, esta atrelada a pobreza, a miséria, a falta de roupas, de alimentos, de teto... Estive recentemente em dois países muito pobres, um deles, o Haiti, o país mais pobre do hemisfério ocidental, e pela ótica do reino de Deus, concluo que tanto o Japão, quanto o Haiti, ambos carecem de salvação! Jesus Cristo venho ao mundo, viveu entre nós, nos ensinou e nos ordenou como deveríamos viver, para que TODOS os povos, sejam eles ricos ou pobres, fossem alcançados e conhecessem o amor de Deus através de Jesus!
Ou não é verdade o que está escrito em: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
           Se o evangelho de Cristo, não tivesse atravessado gerações, através da dor, ousadia e sofrimento de homens que usados por Deus, fizeram muito por onde passaram, talvez as boas novas do evangelho não repercutissem até os dias de hoje. À exemplo do apóstolo Paulo, que quando foi comissionado, o Senhor disse a Ananias a respeito do mesmo: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” Atos 9:15-17
E mais adiante o mesmo Paulo nos revela que: “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” 1 Coríntios 9: 19-23
Se o nosso chamado é para toda a criatura, se devemos ir por todo o mundo pregando a salvação, prefiro acreditar que a forma com que muitos tratam missões, é simplesmente falta de conhecimento e discernimento bíblico. E oro, para que a igreja de Cristo seja despertada e para que possamos de fato compreender o motivo pelo qual fomos comissionados pelos Reis dos Reis, o desejado das Nações!
Que possamos continuar contribuindo com a proclamação do evangelho de Jesus Cristo, seja através das nossas próprias vidas, nos disponibilizando ao Senhor da seara; seja através das nossas orações, ou das nossas ofertas. Enfim, que possamos ser a extensão do reino de Deus nesta terra! Que sejamos cheios do Espírito Santo de Deus e que a cada dia, possamos contribuir de forma efetiva para que Jesus Cristo seja conhecido entre todos os povos e nações! Amém!

“E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” 1 Coríntios 9:23

Aida Priscila :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário