segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A importância do Amor e do Conhecimento de Deus na vida do Cristão.

Esboço da palavra ministrada na Comunidade Novo Amanhecer CENA Joinville 01/12/2013

Saindo, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e o seguiu.  E aconteceu que, estando Jesus em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram para cear com Ele e seus discípulos. Quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos dele: “Por que ceia o vosso mestre com publicanos e pecadores?” Mas Jesus, ouvindo, responde: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores.’” Mateus 9: 9-13

Mateus era um coletor de impostos. Um publicano e pecador; coletores de impostos eram Israelitas desleais contratados pelos romanos para coletar impostos de outros judeus de modo a obter lucro pessoal. Tornaram-se símbolo do pior tipo de gente. Os publicanos, que recolhiam impostos para os romanos, tinha uma péssima reputação por suas extorsões e abusos.
Os coletores de impostos estavam entre as pessoas mais desprezadas nessa sociedade. Normalmente, parte do dinheiro que coletavam era obtida por extorsão para ganho pessoal, enquanto que outra parte era um imposto para Roma, o que os transformava não apenas em ladrões, mas também em traidores da nação judaica. Eram excluídos das sinagogas.
Jesus viu em Mateus um discípulo e autor do evangelho de Mateus e o chamou. Em aramaico akolutheo: (segue-me!) que é uma expressão que significa “ir atrás de”. Na época essa expressão era um convite de honra. O aluno do profeta, em sinal de respeito, passaria a caminhar atrás do seu mestre (rabino) e, por dois anos, aprenderia a lei do judaísmo.
Mateus deixa tudo e começa uma nova vida com Cristo. Em Lucas 5:28-32 e Marcos 2:13-17 temos relatos sobre a conversão de Mateus, chamado de Levi, nome de infância do mesmo. Os discípulos testificaram dele se referindo a Levi, mas Mateus testifica o que Jesus fez em sua vida, identificando-se através de um testemunho humilde e modesto.
Pecadores: Esse termo passou a ser usado pelos fariseus para se referir as prostitutas, ladrões e outros de baixa reputação, cujos pecados eram óbvios e grosseiros.
Mateus oferece uma ceia, em sua casa, para Jesus, os discípulos, e seus muitos amigos pecadores. No oriente naquela época, convidar alguém para cear em casa era uma grande demonstração de amizade e intimidade e por isso recebia o nome de “comunhão de mesa”. Isso foi o suficiente para provocar a ira de um grupo de fariseus, temidos por seu rigor e poder político.
Os fariseus achavam que estavam bem, que eram religiosamente puros e sãos. Os pecadores arrependidos sabiam que não estavam. A salvação não pode vir para os hipócritas. Os fariseus tendem a se concentrar nos aspectos externos, ritualísticos e cerimoniais da lei de Deus, negligenciando em contrapartida os preceitos interiores, eternos e morais. Ao fazer isso, tornam-se severos, condenam as pessoas e zombam hipocritamente delas.
Jesus chegava com seu Reino oferecendo a Graça de Deus aos que, de coração sincero, desejassem simplesmente amar a Deus de verdade e viver este ato de adoração no dia a dia. Jesus ensinou que aqueles que não se consideravam pecadores, mas “justos”, eram na verdade piores, porque não se consideravam passíveis de ensino.
Um dos principais temas das parábolas de Jesus sobre a salvação eterna é: os que se julgam justos, separam-se da Graça Salvadora de Cristo.  Benignidade ,no hebraico, a palavra é hesed, usada cerca de 250 vezes no AT e traduzida na ARA geralmente como “misericórdia”. Significa amor leal, firme e fiel, e enfatiza a ideia de que duas pessoas envolvidas em um relacionamento de amor pertencem uma à outra. Deus deseja de nós esse amor leal, firme e fiel, que resulta no pertencermos à Ele e Ele à nós seus filhos.
Devemos ter como filhos de Deus um compromisso espiritual sincero que resulta no comportamento correto.
O maior e mais agradável sacrifico (holocausto) para Deus é o nosso amor sincero, sem restrições e em plena fé. A enfermidade da qual todos nós padecemos, inclusive muitos religiosos e líderes cristãos, é a distância do mais verdadeiro e puro amor (grego ágape) ao Senhor e aos nossos semelhantes.  Jesus pede que os doutores em teologia, filosofia, direito e ética da época, voltem às escrituras, leiam atentamente Oséias 6:6 “Afinal, o que desejo é o vosso amor, e não sacrifícios; entendimento quanto à pessoa de Elohim, Deus, mais que ofertas e holocaustos.” e entendam que Ele não estava pactuando com o pecado, mas salvando todos aqueles que reconheceram nele o Messias, o Filho de Deus. A missão da igreja não é resgatar justos, mas sim pecadores!
Mateus relatou a história da sua própria conversão no texto que acabamos de ler. O retrato de sua conversão é o seu estado anterior e sua mudança de mente e atitudes:
  • Um publicano e pecador, gente da pior espécie, ladrão, proibido de entrar nas sinagoga e apontado como gente da pior espécie.
  • O chamado do Senhor: Segue-me, Jesus mesmo sabendo da natureza pecaminosa e corrompida de Mateus, viu nEle o que muitos homens não vêem em pecadores: Um discípulo, um homem nascido de novo e uma nova criatura.
  • A resposta da fé: seguiu a Jesus, Mateus foi constrangido pelo amor de Jesus, e o seguiu, aceitando o convite de entregar-se por completo à Ele.
  • Seu sacrifício por Jesus: deixou tudo, abandonou e abriu mão de toda a sua vida de pecado para fazer parte do Reino de Deus, levando salvação e libertação à outros pecadores, e ainda, com a sua escrita do evangelho de Mateus, podemos desfrutar da palavra e da biografia do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Podemos ver muitos outros pecadores, tendo as suas vidas transformadas através do evangelho de Jesus Cristo, que também nos encoraja a prosseguir, porque relata da vida daquele a quem devemos imitar e amar. “Então Pedro começou a declarar para Jesus: “Eis que nós tudo abandonamos para te seguir”. Garantiu-lhes Jesus: “Com toda a certeza vos asseguro que ninguém há que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou bens, por causa de mim e do Evangelho, que não receba, já no presente, cem vezes mais, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, e com eles perseguições; mas no mundo futuro, a vida eterna.” Marcos 10:28-30
  • Seu amor por Jesus: preparou-lhe um banquete, chamou Jesus para estar à mesa com Ele, tornou-se amigo do Senhor. Já que para se convidar alguém para estar à mesa naquela época, exigia intimidade, amizade e companheirismo.
  • Seu amor pelo próximo: convidou muitos pecadores, porque compreendeu o que significava a missão da proclamação do Reino de Deus nesta terra. Depois de amar ao Senhor e ter a sua vida transformada por Jesus, Mateus passou a olhar as pessoas pela mesma ótica de Jesus, e compreendeu que todos carecem e necessitam da Graça Salvadora de Jesus Cristo, como está escrito em Romanos 8:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” O único capaz de nos tornar filhos de Deus, “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.” 1 Timóteo 2:5
  • Sua prontidão para passar por humilhações, Jesus nos deixou claro o custo de entregarmos a nossa vida à Ele e vivermos para a sua glória. Assim como Mateus foi humilhado, apontado pelos fariseus que por causa da religiosidade não puderam ver e compreender a obra de salvação e transformação através de Jesus Cristo. Nós também estamos sujeitos a sofrimentos, humilhações e perseguições por causa do nome de Jesus Cristo. “E Jesus proclamava às multidões: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim.” Lucas 9:23
Jesus hoje está no nosso meio e Ele nos chama pelo nome e diz: Segue-me! Venha atrás de mim e observe tudo que eu fiz, tudo que eu faço e faça o mesmo. Não tem sentido a nossa vida cristã, se não vivermos igual Jesus viveu.  Ele nos quer por completo antes de nos enviar e nos capacitar para torná-lo conhecido entre os pecadores.
Antes de fazermos parte da grande comissão, do Ide, da missão da Igreja, Jesus quer que através de sua morte e ressurreição, o reconheçamos como o único acesso a Deus, e assim, ao sermos chamados filhos de Deus e sermos adotados pelo Pai, o amemos de todo nosso coração, de todas as nossas forças, de todo o nosso entendimento e o conheçamos cada vez mais, através de uma vida de intimidade e comunhão.
Ele está à porta e bate...  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.Apocaplise 3:20 Se ouvirmos, abrirmos a porta e o convidarmos para se assentar a mesa conosco, Ele transformará a nossa vida!
Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele continua fazendo o que ninguém é capaz de fazer pelo homem: Ele pode transformar e fazer uma nova criatura, independente da condição humana.
Não existem homens que não possam ser transformados por Deus, através de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!
            A minha oração é para que nós como igreja, possamos ser usados nas mãos de Deus para resgatar aqueles que estão às margens da sociedade, aqueles que ninguém confia, aqueles que muitas vezes se tornam indignos de uma segunda chance. Que Jesus Cristo tenha liberdade para agir através de nós, a sua igreja. Amém!

Aida Priscila :)

Um comentário:

  1. Tudo isso que esta escrito é mais pura verdade Parabéns,creio que aqueles que lê e entender o que a palavra diz serão mudados transformados em nome de jesus.

    ResponderExcluir