sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Emanuel, Deus Conosco!

Esboço da palavra ministrada no grupo de oração da PIB Florianópolis SC em 12/12/2013

“O nascimento de Jesus Cristo ocorreu da seguinte maneira: Estando Maria, sua mãe, prometida em casamento a José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Então, José, seu esposo, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desonra pública, planejou deixá-la sem que ninguém soubesse a razão. Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do SENHOR, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”. José, ao despertar do sonho, fez o que o Anjo do SENHOR lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua mulher. Contudo, não coabitou com ela enquanto ela não deu à luz o filho primogênito. E José lhe colocou o nome de Jesus.” Mateus 1:18-21
Lendo esse texto me deparo com o inicio do estabelecimento do Reino de Deus antes mesmo de Jesus Cristo nascer. E isso através da vida de José, uma vez que o mesmo dentro da sua justiça (como a palavra nos informa que o mesmo era justo) tinha todo o direito de deixar a sua noiva. O noivado judaico da época era um compromisso tão solene, que os noivos passavam a se tratar como marido e mulher. A lei, contudo, proibia qualquer relação sexual antes do casamento formal. O noivado só poderia ser desfeito por infidelidade, que era punida com repúdio público e apedrejamento.
José ao saber da noticia da gravidez de Maria, estava planejando deixá-la sem que ninguém soubesse da razão. Por ser justo, ele não queria expor Maria à desonra pública, como está escrito no evangelho de Mateus.
Entretanto a justiça de Deus sempre vai além da justiça humana. O anjo aparece a José e ali revela quem era o filho que Maria esperava, e que José daria a esse filho que seria seu também, o nome de Jesus. E que Ele, Jesus, salvaria o seu povo dos seus pecados; de acordo com o que o Senhor havia dito através do profeta, e nasceria o Emanuel – Deus Conosco.
Talvez a própria Maria já tivesse revelado isso a José, mas ele não estava acreditando, em algo que qualquer ser humano, é inclinado a duvidar: a gravidez através do Espírito Santo? Mas o anjo vem ter com José através de um sonho e José compreende e aceita sinalizar e a fazer parte do Reino de Deus nesta terra.
A escolha de José reflete aquilo que Deus nos convoca como filhos de Deus para sermos. José foi misericordioso, amou aquilo que Ele queria desprezar. Aceitou aquela que estava decidido a abandonar. Uma gravidez dentro desse contexto seria motivo de escândalo, e Maria poderia sofrer o repúdio publico e o apedrejamento.
A revelação do amor de Deus para a humanidade é o nascimento, morte e ressurreição de Jesus. O nascimento de Jesus e a forma como Ele viveu, nos ensina e nos chama para um novo Caminho com Ele, para uma nova Verdade. Sua morte e ressurreição, uma vez compreendida por nós e quando passamos a crer nEle como a maior prova de Amor de Deus, que enviou Ele dos céus, seu único filho, para morrer no lugar de toda a raça humana, nos torna filhos de Deus.
Crendo em Jesus como filho de Deus, o único mediador entre Deus e os homens, nós então compreendemos o que José compreendeu antes mesmo do nascimento de Jesus: O Deus Conosco muda tudo aquilo que existe dentro de nós quando compreendemos o propósito pelo qual Ele foi enviado a terra, para viver entre nós, e nos salvar de todos os nossos pecados.
A missão de Jesus continua em nós, os que creem nEle e que querem revelá-lo a todos os demais pecadores. O Emanuel, o Deus conosco, quando habita em nós, muda a nossa racionalidade, a nossa misericórdia, a nossa justiça, a nossa percepção da vida. E Ele nos chama para sermos como Ele foi! Como Ele é!
O Deus conosco venho para os pecadores. Ele revela a sua missão nessa terra no livro de Mateus 9: 10-13 “E aconteceu que, estando Jesus em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram para cear com Ele e seus discípulos. Quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos dele: “Por que ceia o vosso mestre com publicanos e pecadores?”  Mas Jesus, ouvindo, responde: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores’”.
Se nós os cristãos, declaramos que Jesus, Emanuel – Deus Conosco, habita dentro de nós, então devemos compreender que a nossa missão é a missão que Ele iniciou nessa terra: Alcançar os pecadores. Pessoas, que como muitos de nós éramos, e que estão à margem da sociedade. Esperando quem sabe uma única oportunidade de conhecer esse Jesus.
Ele nasceu por nós, morreu por nós e ressuscitou por nós, para que a sua missão continuasse através de nós.  Emanuel, Deus Conosco, faz de nós e em nós o que humanamente seriamos incapazes de fazer. Porque Ele é a razão de nos movermos, porque Ele é a razão pela qual existimos, e porque Ele nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, para que outros pudessem encontrá-lo através de nós.
Jesus, o menino que recusou o seu trono de Glória e nasceu em meio há animais em uma estrebaria, escolheu habitar em nossos corações, para que nós pudéssemos compreender, que Ele é tido como Rei, porque serviu. Porque Ele disse que aquele que quisesse ser o primeiro, deveria servir a todos...
Ele desafiou e surpreendeu as expectativas daqueles que queriam e esperavam um Rei que destruiria reinados e poderes monárquicos! Jesus, o Cristo, o Messias, o Salvador, foi aquele que João disse que não era digno de desatar as sandálias de seus pés, e que revelou sua humildade ao lavar os pés dos seus discípulos...
Jesus, ele olhou para cada um de nós quando ainda não éramos se quer nascidos, e compreendeu que valia a pena padecer e morrer naquela cruz, para que um dia eu e você, fossemos alcançados pela sua glória, graça, amor, majestade e tivéssemos livre acesso a Deus.
Mas principalmente, Ele nasceu, morreu e ressuscitou para que a sua missão que é o Amor de Deus revelado nEle, não parasse em nós. Ele nos convida para continuarmos as suas obras, para seguirmos os seus passos, para sermos o que Ele foi e para amarmos o que Ele amou.
Não somos dignos de afirmarmos que o Emanuel é Deus Conosco, se não estamos dispostos a viver o que Ele nos propõe diariamente, ao nos convidar a tomar a nossa cruz e a segui-lo, e a anunciar o seu Reino e estabelecer o seu Reino, que é muitas vezes invisível. Porque é pela fé, mas é pela fé que temos a recompensa nEle.
 Porque se cremos nEle, Ele nos recompensará e agirá através de nós, nos tornando filhos, homens e mulheres capazes de exercer o Amor que Ele mostrou sermos sim capazes de sentirmos pela humanidade.
O Amor de Deus, nos torna aptos a orar pelo pedófilo, nos capacita a orar pelos políticos corruptos, esse amor nos chama para amar o homicida, esse amor nos chama para não estarmos do lado da massa gritando: Crucifica! Mas sim, nos impelindo a revelar o mistério da sua Cruz, que o Deus desse século insiste em manter oculto, cegando os incrédulos.
Porque a proposta desse amor é esvaziamento de si mesmo, para que Ele Reine. A proposta desse amor é ser luz em meio às trevas, e andar na contramão de um mundo corrupto e poluído pelas forças das trevas.
Jesus, o menino, o bebê concebido da única forma de termos acesso a Deus e de sermos chamados como filhos: o único que não pecou... Que Ele reine em nós e nos revele o que o Emanuel - Deus Conosco é para todos! Não retenhamos o Emanuel em nós mesmos, que possamos torná-lo acessível a toda humanidade, e que como igreja, nós estejamos onde a maioria não quer estar: com os pecadores! Revelando a Eles o Amor sacrifical do menino, mencionado em Isaias 9, do homem morto e ressurreto revelado nas páginas dos evangelhos!
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” Isaías 9: 6-7
 A Ele, por Ele e através dEle, sejamos igreja de Cristo!

Amém!

Aida Priscila : )


Nenhum comentário:

Postar um comentário