quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Orar pelos perdidos, um dos chamados da Igreja...

Esboço da palavra ministrada na PIB Floripa - Primeira Igreja Batista de Florianópolis SC 29/11/2013

“Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Mas tu nos rejeitaste totalmente. Tu estás muito enfurecido contra nós.” Lamentações 5:21-22

Lamentações é uma coleção de cinco poemas nos quais se chora a destruição da cidade de Jerusalém no ano 589 a.C.
Jerusalém havia sido destruída e arrasada, o povo havia sido levado prisioneiro.
Embora o livro de Lamentações fale muito de coisas tristes, há nele uma nota de confiança em Deus e de esperança no futuro. Esses poemas são recitados pelos judeus, com jejum e orações, para lembrarem todos os anos a destruição de Israel.
Onde estão as nossas lágrimas, clamor e lamento por aqueles que se perdem e estão mortos em seus delitos e pecados? E quem são esses? É muito fácil para nós cristãos nos acomodarmos com nossa salvação e levarmos a vida sem nos preocuparmos, orarmos e clamarmos pela salvação de outras pessoas, que não fazem parte da nossa família, que não são nosso sangue.
Parece muito distante de nós o choro e clamor por pessoas e cidades que não fazem parte do nosso parentesco. Nós atribuímos isso a pessoas que têm um chamado missionário, que dão suas vidas por cidades, aldeias, povos e vilas. Temos a falsa ideia que chorar e clamar por um povo, que muitas vezes não é o nosso, é algo para pessoas com chamados específicos como missionários.
Mas Jesus Cristo nos convida para sermos um com Ele, e sendo um com Ele consequentemente passamos a fazer o que Ele faria, e o que Ele fez nesta terra. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:1-7
Se voltarmos os nossos olhos ao nosso redor, não precisamos ir muito longe, na nossa própria cidade, bairro, comunidade, família, iremos ver que há muita destruição na vida das pessoas que vivem nesses lugares.
O pecado faz dos homens, seres destruídos e carnais, entregues as suas próprias vontades, desejos e cegos na condição de escravos de satanás.
“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:3-4
Embora a vida nesta terra ao que diz respeito àqueles que não conhecem a Jesus Cristo e não o reconhecem como Senhor e Salvador seja uma vida triste e destruída pelo inimigo de nossas almas. Há esperança em Deus. Podemos chegar confiadamente até Ele afim de que nosso clamor, nossas lágrimas e nossas orações sejam ouvidos.  “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:16
Existem dezenas, centenas, milhares de pessoas que estão perdidas e sendo destruídas pelo Deus deste século. Nós como filhos de Deus, deveríamos clamar a Deus pela salvação dessas almas e não o fazemos, porque muitas vezes preferimos viver a nossa vida e cuidar de nossos interesses.
Que possamos ser a voz que clama pelos perdidos, que possamos clamar e orar, derramar lágrimas de dores de parto pela vida daqueles que estão condenados ao inferno, e ao inferno que já começa nessa vida de separação de Deus.
Que Deus nos ouça e nos converta a Ele e renove os nossos dias como no primeiro amor.
A minha oração é para que possamos despertar que tenhamos fome e sede de Cristo. Que sejamos batizados no seu amor, de forma que o amor pelas almas que se perdem tire o nosso sono. Que sejamos despertados nas madrugadas para clamar pelas vidas, pelas nações, povos, tribos, familiares.
Enfim, que sejamos participantes do Reino do Altíssimo através do nosso clamor, mais importante do que fazer algo, é ter orado antes, se entregado e agonizado diante o trono do Senhor pelas almas que serão atingidas através daquilo que faremos.
Ele nos responderá como foi com Jeremias, como tem sido até os dias de hoje em diversos lugares da terra.

Amém!

Aida Priscila :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário