quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Igreja, o Corpo de Cristo.

Esboço da palavra ministrada na Igreja Batista Bom Viver Biguaçu SC 03/11/2013

“Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito. Porque também o corpo não é constituído de apenas um membro, mas de muitos. Se porventura o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se a orelha reclamar: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo!”nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o olfato? Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo! O olho não pode ordenar à mão: “Não tenho necessidade de ti!”Tampouco a cabeça pode declarar aos pés: “Não preciso de vós!” Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são essenciais; e os membros do corpo que julgamos serem menos honrosos, nós mesmos os tratamos com maior honra. E os membros que em nós são vergonhosos, vestimos com decoro especial, enquanto os membros mais apresentáveis, dispensam qualquer tratamento especial. Todavia, Deus estruturou o corpo atribuindo maior honra aos membros que dele tinham necessidade, a fim de que não haja divisão no corpo, mas sim que todos os membros tenham igual dedicação uns pelos outros. Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele. Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo.” 1 Coríntios 12: 12 -27

Nós encontramos nosso lugar e desempenhamos o nosso papel no corpo de Cristo, quando como membros desse corpo, entendemos e compreendemos o motivo pelo qual fomos inseridos por Deus na sua igreja e a nossa importância na mesma.
O caminho para compreendermos a vontade de Deus para as nossas vidas e sabermos qual o nosso papel no corpo de Cristo, é a nossa intimidade com Ele.
Muitas vezes, nos tornamos ativistas, cheios de compromissos e queremos realizar muitas coisas em nome de Jesus e em nome de sua igreja, mas nos esquecemos de tirar tempo com Ele no secreto e meditarmos na sua palavra e assim, compreendermos o que de fato Deus quer que cada um de nós faça como membro do seu corpo.          
Nós somos em conjunto (todos os membros) o corpo de Cristo, a igreja. Mas individualmente, somos membros desse corpo. E como membro desse corpo, devemos desempenhar a nossa função de forma que nossa função possa cooperar também para o bom andamento do corpo e dos demais membros, a igreja. Quando descobrimos a nossa função, contribuímos para o bom funcionamento da igreja.
Quando exercemos o propósito pelo qual fazemos parte da igreja de Cristo, passamos a dar a devida importância para os demais membros do Corpo de Cristo.
Executar o nosso papel como membro do corpo de Cristo, visando o bem comum da igreja de Cristo, demonstra amadurecimento e respeito pela singularidade e a importância de cada membro desse corpo, além de fortalecer a igreja.
Compreender que aquele irmão (que às vezes julgamos que a sua função não é tão importante no corpo), é sim fundamental para que possamos funcionar de acordo com o propósito de Deus para a sua igreja, faz com que nos tornemos mais eficaz como a igreja de Cristo, e como representantes do Reino de Deus nesta terra.
Para que o evangelho seja levado adiante, para que possamos exercer o nosso papel como representantes de Jesus Cristo nesta terra, precisamos estar em sinergia uns com os outros, ao que diz respeito à igreja e seus membros, o corpo de Cristo.
Devemos estar em sinergia uns com os outros, ao ponto de que se um dos nossos irmãos sofrer, a dor desse irmão se torna nossa dor; e se um está feliz, devemos estar felizes junto com ele também. Assim, nos ensina a palavra de Deus.
O melhor Caminho para encontrarmos os nossos dons e as nossas funções na igreja, é o exemplo deixado por Deus, ao demonstrar o seu amor ágape para com cada um de nós, através de Jesus, que não apenas nos torna salvos e libertos de todo pecado, mas também nos ensina a praticarmos esse mesmo Amor para com as pessoas ao nosso redor.
Deus nos tornou seus filhos, através da morte e ressurreição de Jesus. E através desse Amor demonstrado por Ele, para conosco, através da entrega de seu único filho para morrer por cada um de nós, e ressuscitando crêssemos que Ele é o Messias, enviado por Deus, o único mediador entre Deus e os homens; nós pudéssemos exercer o nosso papel na sua igreja e assim, vivêssemos em beneficio dos nossos irmãos e no levar o evangelho para o mundo todo, para todos os homens.
A salvação através de Jesus Cristo é o principio daquilo que Deus nos criou para ser. Deus não enviou Jesus, apenas para que nós, os que cremos nEle, fossemos salvos e tivéssemos vida eterna; mas sim para que nos tornássemos filhos dEle, e como filhos refletíssemos os ensinamentos de Cristo, através do papel que desempenhamos no seu corpo, a igreja.
E ser corpo de Cristo é amar a Deus, é compreender que o Amor sincero a Deus abre espaço nas nossas mentes e nos nossos corações, para exercemos o pleno exercícios dos dons em beneficio dos nossos irmãos e na evangelização do mundo.  Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29
Deus nos convida para sermos participantes e representantes do seu Reino nesta terra, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. 
Mas para exercemos o nosso papel como filhos de Deus e representantes de Jesus Cristo, precisamos buscar em Deus, o verdadeiro propósito de estarmos onde Ele desejou nos colocar.
A palavra de Deus nos diz que: “Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.” 1 Coríntios 12:18
Deus nos tornou membros do corpo de Cristo, a sua igreja, no qual Jesus é o cabeça, o líder; para que desempenhássemos uma função, e a singularidade dessa função e as características que cada um de nós possui, são determinantes para que a igreja de Cristo proclame o evangelho e seja reconhecida pelas características de seu líder, a saber Jesus Cristo de Nazaré!
A minha oração é para que cada um de nós possa compreender o motivo pelo qual Deus nos trouxe para a sua igreja e possamos exercer nossos dons na mesma, visando sempre o bem dos nossos irmãos e a proclamação do evangelho a toda criatura.
E assim, sejamos contemplados pela satisfação em Cristo de sabermos que temos uma missão no seu corpo, e que fazemos parte da sua igreja no intuito de representar através daquilo que somos o que Jesus Cristo é para nós! Amém!

Paz!


Aida Priscila :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário