sábado, 9 de outubro de 2010

O aparente silêncio de Deus.

        Hoje uma pergunta vagou em minha mente por um bom tempo: O que o Cristão deve fazer quando Deus fica em silêncio, o que devemos fazer quando não ouvimos a voz de Deus? O que devemos fazer quando tudo que nós temos aparentemente é o silêncio de Deus? Esperamos tanto por uma demonstração do cuidado de Deus por nós, muitas vezes desejamos ouvir a sua voz através de alguém, desejamos por sonhos, visões, uma pista, uma seta que nos indique uma direção. Uma seta que nos diga: vire à direita, vire à esquerda, stop, uma seta que nos diga o que fazer.
Eu estava viajando, pegando a estrada e observei algumas placas de sinalização, e fiquei meditando... Muitas vezes pedimos a Deus que ele tome a direção das nossas vidas, pedimos a ele que dirija as nossas vidas, que ele esteja no controle, queremos descansar nele, queremos que ele nos guie pelo o melhor caminho, porque dizemos e ouvimos muitos dizer, que ele, somente ele sabe qual o melhor caminho. E a sua palavra nos diz isso e além, nos enchendo de esperança porque está escrito: “... As coisas que o olho não viu, e os ouvidos não ouviram, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” II Coríntios 2:9.  Mas muitas vezes, nos enganamos, muitas vezes somos pessoas tão desprovidas de fé, porque usamos um discurso, temos um mapa que nos diz vire ali, faça isso, baseado em experiências contadas por outras pessoas e que deram certo, as vezes em detalhes, nas pequenas coisas onde sabemos e dizemos que Deus tem cuidado de nós. Mas quando entregamos coisas grandiosas nas mãos do Senhor, existe uma dificuldade em dizer a ele que dirija nossas vidas.
          Dia desses conversando com uma amiga, comentei com ela que no meu ponto de vista, uma das partes mais dificeis ( senão a mais ) da caminhada com Cristo, é justamente a parte em que ele entra em silêncio... porque quando ele entra em silêncio, ele exige algo de nós, ele exige fé, e nós temos que crer e depositar a nossa confiança nele. Chega um momento que nosso discurso muitas vezes motivacional, muitas vezes da boca para fora, tem de ser deixado de lado e temos apenas que crer, acreditar em Deus, confiar que ele sabe mais do que nós mesmos aquilo que precisamos.
          Outro dia eu me peguei cantarolando uma musica que diz mais ou menos assim: “Quem me guia é quem me fez e eu vivo um dia de cada vez... Que é pra eu não me perder, nem me equivocar no meu querer... Quem me guia é quem me fez e eu vivo um dia de cada vez...” Mas como é dificil vivermos um dia de cada vez, como é dificil desfrutarmos e vivermos a graça, a misericórdia e a plenitude de Deus quando estamos cercados de problemas, cercados por muralhas (que muitas vezes parecem intransponiveis), sabendo que temos que enfrentar o amanhã, os problemas do amanhã, porque em sua maioria, os problemas de hoje, amanhã teremos de enfrentar. E é nesse momento, quando nos focamos no amanhã, e deixamos nosso hoje passar, que deixamos de ouvir a voz do Espírito Santo, deixamos de ouvir o que ele tem para nos falar. E eu me pergunto, será que Deus fica em silêncio? Será que ele realmente entra em silêncio? Ou somos nós que abafamos a voz de Deus, quando o metralhamos com palavras, com pedidos, com preocupações, com angustias, com ansiedades, e enchemos nossas mentes e consequentemente nosso próprios ouvidos, e somos impedidos de ouvir a voz de Deus...
         Porque é tão dificil descansar em Cristo? Porque é dificil descansar nele, em meio a tantas promessas? Jesus disse em Mateus 11: 28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”  O Salmista escreveu: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91:1”  Salmos 23:1: “ O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”  Salmos 4:8 : “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.” E eu me pergunto, porque que muitas noites perdemos o sono? Espera, nós cremos na palavra, servimos a Deus, damos as costas para o pecado, cumprimos seus mandamentos... opa, cumprimos todos os seus mandamentos? Eu ouvi essa semana em uma ministração da palavra, que nós não temos mais da plenitude de Deus, porque, nós pedimos para Deus dirigir as nossas vidas, e muitas vezes queremos pegar o volante. E trazendo para uma visão terrena, imagina que sua vida seja um carro, e você entrega a chave para Deus, e senta do seu lado como carona. Na minha opinião, e creio que na opinião de todos que dirigem, não existe pior carona, que aquele cara que pensa que é o co-piloto. E ele vai freando junto, de vez enquando diz: Vire ali, cuidado, olha o sinal, etc.
Muitas vezes é desta forma que tratamos Deus. Falo desse exemplo porque ele me leva aos mandamentos de Deus, porque muitas vezes nós interferimos o etinerário de Cristo, porque nos detemos a não praticar os seus mandamentos...
       Tenho pensado muito nos mandamentos de Deus. Talvez você, como eu, pense que têm cumprido todos eles... Mas pare alguns minutos para meditar e faça um levantamento de suas ações, reações, atitudes. Da próxima vez que você quiser dar palpites ao motorista, ou pegar o volante novamente, se pergunte: O que Jesus  faria em meu lugar? Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.  Pedro 1:16  
Aida Priscila ( :

Nenhum comentário:

Postar um comentário