Rev. Antônio Carlos Barro
CHAMADO - ESTUDO 1
I. INTRODUÇÃO
A. A
Ordem da Salvação, do termo latino Ordo Salutis, “descreve o processo por meio do qual a
obra de salvação, produzida em Cristo, se cumpre de forma subjetiva nos
corações e vidas dos pecadores”.
B. É um
processo unitário efetuado por Deus em vários movimentos.
C. A
Bíblia não específica exatamente uma Ordem de Salvação. Esta ordem é compilada pelos
teólogos.
D. Este
estudo toma por base a obra básica de Louis Berkhof, com a inclusão de outros autores
reformados.
E. A
Ordem da Salvação começa como o chamado, também conhecido como vocação.
II. O CHAMADO EM GERAL
A. A
Trindade está envolvida em o nosso chamado:
1. Deus, o Pai: 1 Co 1.9; 1 Ts 2.12; 1 Pd 5.10
2. Deus, o Filho: Mt 11.28; Lc 5.32; Jo 7.37
3. Deus, O Espírito Santo e a palavra: Mt 10.20; Jo 15.26;
At 5.31-32
B.
Geralmente nós temos dois aspectos do chamado. Um é conhecido como Chamado Geral
ou Externo e o outro é o Chamado Eficaz ou Interno.
1. Chamado Geral: É designado pelos teólogos como vocatio
realis. Este é um chamado que vem a todas as pessoas através da natureza e da
história. Estas duas coisas apontam para a existência de um Criador, sem
contudo mostrar o caminho da salvação ou as obras de Cristo. Ver Salmos 19.-14;
Rm 1.19-21.
2. Chamado Eficaz: É designado pelo teólogos como vocatio
verbalis. A sua definição poderia ser: “O ato bondoso de Deus por meio do qual
ele convida os pecadores para que aceitem a salvação que se oferece em Cristo
Jesus”.
a. Este chamado se dá pela pregação da
palavra de Deus.
b. Na teologia Reformada o chamamento do evangelho não é
efetivo em si mesmo; porém se faz eficaz mediante a operação do Espírito Santo quando
aplica a palavra salvadora ao coração do ser humano, e se aplica desta maneira
somente nos corações e na vidas dos eleitos.
c. A salvação é uma obra de Deus desde o seu princípio.
Deus, através da sua graça capacita a pessoa a atender o chamado do Evangelho.
d. No chamado não existe nada no ser humano que possa dar
início a este processo.
III. ASPECTOS DO CHAMADO (G. W. Bromiley)
A. O alvo
do chamado. Nós somos chamados para a salvação, santidade e fé (2 Ts 2.13ss);
para o reino e glória de Deus (1 Ts 2.12; para uma herança eterna (Hb 9.15); para
a comunhão (1 Co 1.9) e serviço (Gl 1).
B. Os
meios do chamado. Chamados através da graça (Gl 1.15); do ouvir o evangelho (2 Ts
2.14; Rm 10.14ss). O Espírito Santo é o mediador do chamado através do
evangelho (1 Ts 1.15).
C. A base
do chamado. Estabelecido conforme 2 Tm 1.9. Não as obras mas o propósito e
graça de Deus em Cristo Jesus desde o princípio para o chamado divino.
D. A
natureza do chamado. O chamado não será revogado (Rm 11.20); um chamado para o
alto (Fp 3.14; celestial (Hb 3.1); santo (2 Tm 1.9); associado com esperança
(Ef 4.4). Os crentes são chamados a viver de acordo com o chamado (Ef 4.1; cf.
2 Ts 1.11).
IV. UM CHAMADO QUE ENGLOBA TODA A VIDA
A. Existe
a tendência de separar os chamados de Deus: um chamado para a salvação e outro
para o serviço.
B. K. L.
Schmidt insiste que no NT existe somente um chamado, ou seja: para ser cristão.
C. Karl
Barth argumenta que o chamado na Escritura nunca existe solitariamente
excluindo a santificação e o serviço.
D. O
chamado em si mesmo não muda, somente a forma e a esfera onde ele é exercitado.
V. CONCLUSÃO
A. Todos
os que estão em Cristo, foram chamados pela graça de Deus.
B. Todos
os chamados em Cristo, foram chamados para o serviço a Deus, para a honra e glória
da Trindade.
Fonte: http://www.monergismo.net.br
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