Rev. Herman Hoeksema
Tradução:
Felipe Sabino de Araújo Neto
Por ordo salutis entendemos o arranjo ou
a ordem na qual os vários benefícios da salvação em Cristo são aplicados ao
pecador eleito.
Essa
ordem não deve ser entendida num sentido puramente temporal, como se os
benefícios da salvação fossem concedidos ao pecador eleito numa ordem de tempo
definida; pois quando o pecador é unido com Cristo, ele recebe Cristo em toda a
sua plenitude e, portanto, recebe em princípio todos os benefícios da salvação.
Além disso, os vários benefícios que o pecador recebe de Cristo não podem ser
distinguidos numa mera ordem de tempo.
Estritamente
falando, a justificação precede a santificação. Todavia, o pecador que recebe a
justificação pela fé já foi santificado em princípio, e não pode ser
justificado subjetivamente a menos que seja também santificado. Em adição, é
verdade também que Deus não concede a plenitude da salvação em Cristo ao pecador
num único ato. Deus nos trata como criaturas racionais e morais, e deseja que
nos tornemos plenamente conscientes das bênçãos da salvação que ele concede ao
seu povo. Além disso, o processo de salvação continua por toda a vida do
pecador eleito; no sentido exato há crescimento na graça até o próprio momento
de sua partida desse tabernáculo. Contudo, quando falamos da ordo salutis, devemos entender essa
ordem num sentido lógico, e não temporal.
Fonte:
Reformed Dogmatics – Volume 2, Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing
Association, pg. 16. http://www.monergismo.com/
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